Topo

Trio volta à Terra após período na ISS; russo bateu recorde de permanência no espaço

O astronauta da ESA (Agência espacial europeia) Andreas Mogensen e os cosmonautas Gennady Padalka e Aidyn Aimbetov voltaram à Terra a bordo da nave Soyuz na noite desta sexta-feira (11), manhã no Cazaquistão (12) - NASA
O astronauta da ESA (Agência espacial europeia) Andreas Mogensen e os cosmonautas Gennady Padalka e Aidyn Aimbetov voltaram à Terra a bordo da nave Soyuz na noite desta sexta-feira (11), manhã no Cazaquistão (12) Imagem: NASA

Em Washington (EUA)

11/09/2015 23h09

Uma equipe de três astronautas, composta por um russo, um cazaque e outro dinamarquês, retornaram à Terra nesta sexta-feira em viagem que partiu da Estação Espacial Internacional (ISS) e os levou ao centro do Cazaquistão, onde aterrissaram às 21h51 (horário de Brasília).

A aterrissagem, que pôde ser acompanhada ao vivo pelo site da Nasa, ocorreu sem complicações e os três integrantes da tripulação chegaram sãos à Terra, deixando seis astronautas a bordo da ISS, a quantidade mais comum.

O veterano russo Gennady Padalka, que aterrissou hoje, é a pessoa que mais tempo passou no espaço, com um total de 879 dias divididos em cinco missões, dois meses a mais que Sergei Krikalev, que ostentava o recorde anterior. Em sua última viagem, Padalka permaneceu na ISS durante seis meses.

Os outros dois astronautas que aterrissaram junto a Padalka, o dinamarquês Andreas Mogensen e o cazaque Aidyn Aimbetov (primeiros de seus países a irem ao espaço), ficaram apenas uma semana na ISS, à qual chegaram na sexta-feira passada em uma missão de curta duração.

Mogensen participou da missão como representante da Agência Espacial Europeia (ESA) e Aimbetov da KazCosmos.

O trajeto da nave Soyuz TMA-16M, de fabricação russa, que os levou outra vez para casa, durou três horas e meia desde a saída da ISS.

Os seis astronautas que permanecem na ISS são os russos Sergei Volkov, Oleg Kononenko e Mikhail Kornienko, os americanos Scott Kelly e Kjell Lindgren, e o japonês Kimiya Yui.

Recorde

Padalka, 57, liderou a 44ª expedição à ISS, quebrando em 28 de junho o recorde de permanência no espaço de seu compatriota Serguei Krikalev, de 803 dias.

Krikalev ficou conhecido como o "último cidadão da URSS", porque voltou à Terra em dezembro de 1991, após a queda da então União Soviética.

A última missão de Padalka - que realizou sua primeira viagem ao espaço em 1998, permanecendo por 199 dias na estação russa Mir - teve início no dia 27 de março, quando decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com o russo Mikhail Kornienko e o americano Scott Kelly.

Padalka já havia participado de missões na ISS em 2004, 2009 e 2012.

(Com AFP)