Cientistas anunciam que TESS descobriu novo exoplaneta, o HD 21749b
Washington, 8 jan (EFE).- O satélite TESS, que desde abril do ano passado realiza uma missão de exploração de dois anos, encontrou um planeta fora do sistema solar (exoplaneta) localizado a 53 anos-luz da Terra revelaram os pesquisadores, na segunda-feira.
O TESS, desenvolvido pela NASA em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês), detectou um planeta que a pesquisadora, Diana Dragomir, descreveu como uma bola "estranha" de rocha e algum gás cujo tamanho é três vezes o da Terra.
A descoberta foi revelada em Seattle durante a reunião da Sociedade Astronômica dos Estados Unidos.
A pesquisadora do MIT afirmou que o planeta, batizado HD 21749b, gira em torno de uma estrela no retículo da constelação, com uma órbita de 36 dias.
Diana explicou que, segundo os cálculos, a temperatura na superfície do planeta é de aproximadamente 300 graus Fahrenheit.
"É o planeta mais frio que conhecemos sobre uma estrela tão brilhante", apontou Diana Dragomir, citada pela "CNN", que disse ter tido a sorte de poder capturá-lo e estudá-lo.
A equipe de pesquisadores também detectou indícios do que poderia ser um segundo planeta naquele sistema com uma órbita muito menor, de apenas sete, oito dias, e que poderia ser o primeiro do tamanho da Terra descoberto pelo TESS.
O TESS, que busca exoplanetas orbitando estrelas localizadas a menos de 300 anos-luz da Terra, é baseado em dados já coletados pelo telescópio espacial Kepler, que está em órbita há nove anos e confirmou a existência de mais de 2,6 mil exoplanetas.
O líder do projeto, George R. Ricker, revelou que o satélite já descobriu 203 planetas possíveis, dos quais três foram confirmados como reais por telescópios terrestres.
Os outros duas planetas descobertos são Pi Mensae e LHS 3844b, de acordo com as versões jornalísticas. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.