Benefício do amendoim para a vida sexual do homem é mito, diz pesquisadora
Os alimentos podem contribuir para a saúde sexual dos homens. Porém, se você pensou logo em amendoim, que leva a fama de turbinar a fertilidade, provavelmente vai ficar desapontado. Ao menos foi o que apontou uma pesquisa da professora de nutrição da USP (Universidade de São Paulo) Jocelem Salgado.
Tudo isso porque o alimento não é dos mais ricos em vitamina E, antioxidante cuja carência tem sido associada ao câncer de próstata. Além disso, pode causar intoxicações quando não armazenado de forma adequada.
Em um dos capítulos do livro "Guia dos Funcionais" (Ediouro), a especialista explica que a vitamina E pode ser encontrada em abundância no gérmen de trigo, nas castanhas, na gema do ovo e nos óleos de soja, milho e girassol, entre outros itens. O amendoim, segundo ela, tem um teor bem menor do nutriente do que esses alimentos e, para piorar, muito mais gordura.
Além disso, devido a problemas de transporte e armazenamento, o amendoim às vezes fica bastante suscetível à ação de fungos e pode produzir aflatoxina, substância que pode levar a problemas como câncer de fígado.
Ela cita outros nutrientes que, segundo estudos, ajudam a prevenir o câncer de próstata: produtos ricos em zinco, como carnes, peixes, cereais integrais, e em magnésio, como farelo de arroz, semente de girassol e nozes. Além disso, pesquisas indicam que o licopeno do tomate pode reduzir pela metade os casos desse tipo de tumor.
A autora, que estuda as qualidades nutricionais dos alimentos há cerca de 30 anos, sugere que não há alimento com "efeito Viagra", mas nutrientes que garantem a saúde e, por consequência, a prevenção da impotência sexual.
Ela explica que o aumento do peso diminui os níveis de testosterona, principal hormônio masculino, e o acúmulo de gordura pode provocar a obstrução das artérias que enviam o sangue ao pênis, impedindo a ereção. Portanto, em vez de investir em receitas duvidosas, como pó de osso de rinoceronte, ou entupir-se de amendoim, o melhor para garantir uma vida sexual plena é moderar o consumo de alimentos gordurosos, como frituras e hambúrgueres.
Saúde do espermatozoide
A professora também traz um dado interessante, no livro, para os homens que estão na tentativa de ter filhos. Estudos científicos indicam que a ingestão de quantidade suficiente de vitamina C pode "modificar" o espermatozoide, proporcionando agilidade ao gameta masculino.
Qual a quantidade de vitamina necessária para obter o efeito? Só um exame pode mostrar, já que a absorção do nutriente depende muito do estilo de vida de cada um. Mas ela diz que, de um modo geral, 200 mg diários de vitamina C são suficientes para a saúde do espermatozoide. Você pode consumir essa quantidade em três xícaras de brócolis, três kiwis ou dois copos de suco de laranja, por exemplo.
*Com informações de matéria publicada em março de 2009
Deixe seu comentário