Topo

Einstein disponibiliza força-tarefa para atender vítimas no Haiti

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

15/01/2010 20h02

Uma força-tarefa com 45 profissionais de saúde e equipamentos foi disponibilizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. A medida é uma resposta ao pedido de ajuda do governo federal e a instituição apenas aguarda a viabilização de transporte para enviar a equipe e o material.

O grupo conta com cirurgiões, anestesistas, pediatras, ortopedistas e enfermeiros, entre outros profissionais voluntários. A força-tarefa também inclui materiais (como gazes e seringas) e medicamentos para atender uma média de 200 pacientes por dia ao longo de dez dias. Entre os equipamentos, há um aparelho de ultrassom e de raio-x, além de desfibriladores e peças para a realização de exames laboratoriais. O atendimento deve ocorrer na base das Forças Armadas do Brasil no Haiti.

O hospital agora espera a decisão do Itamarati sobre o transporte do material para mandar a equipe e iniciar os trabalhos. O carregamento soma 14 toneladas, o que dificulta a logística. "Dois médicos embarcam esta noite para a República Dominicana e vão avaliar se é possível enviar o equipamento pela fronteira", diz Oscar Pavão, gerente médico de pacientes graves do Einstein.