Topo

Alemanha doa U$ 30 milhões para Fundo da Amazônia

Lilian Ferreira

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em Cancún (México)

07/12/2010 17h49

Um acordo de doação de U$ 30,6 milhões do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) para o Fundo Amazônia foi assinado na manhã desta terça-feira (7), durante a COP-16, Conferência do Clima, em Cancún, no México.

Este é o segundo repasse de recurso para o Fundo. A Noruega se comprometeu, em 2009, a doar U$ 1 bilhão até 2015.

“Este não é um fundo para que possamos diminuir o desmatamento, é o contrário. Ele é doado após entregarmos o resultado”, explica a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

A ministra lembra ainda que além de coibir a destruição da Amazônia, é necessário também fornecer formas de desenvolvimento sustentável para os cerca de 25 milhões de pessoas que moram na região. “Não adianta fechar uma madeireira ilegal e deixar 40 desempregados, é preciso dar-lhes alternativas sustentáveis”.

O Fundo Amazônia é considerado um pioneiro do REDD (Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação), que tenta buscar financiamentos para preservar florestas em todo o mundo, e que pode ser aprovado em Cancún. Aprovados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), são 13 projetos totalizando R$ 189 milhões em recursos.

As florestas são grande fonte de captura e armazenamento de CO2 da atmosfera, um dos principais causadores do efeito estufa. O desmatamento foi responsável por cerca de 20% das emissões em 2009.