Topo

"Avançamos nas negociações com Japão e Rússia sobre Kyoto", diz ministra do Meio Ambiente

Lilian Ferreira

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em Cancún (México)

08/12/2010 15h31

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, afirmou que as discussões com Japão e Rússia sobre um segundo período do Protocolo de Kyoto melhoraram. “As políticas mudaram de ontem para hoje. Avançamos, estou otimista”, disse na COP-16, Conferência do Clima que ocorre em Cancún, no México.

“Já há um texto, os países agora vão ficar fechados discutindo as propostas. As negociações seguem com boas perspectivas. Temos boas chances”, adiantou.

O Brasil, junto com o Reino Unido, foi escalado para conversar com os países membros do Protocolo de Kyoto e ver quais são as limitações para um segundo período de comprometimento. O tratado define que os países densenvolvidos, menos EUA, cortem suas emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 5% abaixo dos níveis de 1990 até 2012.

Japão e Rússia disseram não aceitar prolongar seus compromissos enquanto outros países que poluem mais, como EUA e China, também não tiverem metas de redução.

A presidente da COP, Patrícia Espinosa, deve apresentar os progressos conseguidos nas negociações dos últimos dias. No começo da semana ela exigiu esforços com mais urgência para alcançar um acordo

Duplas de países (um desenvolvido e outro em desenvolvimento) foram escaladas para mediar discussões em busca de consenso. Metas globais a longo prazo ficaram a cargo de Suécia e Granada; a ajuda para adaptação às mudanças climáticas em países pobres fica com Espanha e Argélia; divergências sobre financiamento serão discutidas com Austrália e Bangladesh; e o controle e transparência das emissões serão mediados por Nova Zelândia e Indonésia.