Endeavour não será lançado antes de segunda, 16 de maio, diz Nasa
A Nasa determinou nesta sexta-feira (06) à tarde que o ônibus espacial Endeavour não será lançado antes de segunda-feira, 16 de maio.
Neste fim de semana, os técnicos continuam com a reparação e devem retestar o circuito elétrico que causou o adiamento do lançamento que inicialmente estava marcado para 29 de abril. Este será o último voo do Endeavour, antes de sua aposentadoria.
Caso se prolongue muito, a missão do Endeavour entraria em conflito com o calendário da nave Atlantis, cujo lançamento previsto para o próximo dia 28 de junho, data que encerrará o programa de ônibus espaciais da Nasa.
No entanto, a agência prefere um lançamento tardio "se isso significar mais tempo para garantir que tudo está em ordem", ressaltou o porta-voz da Nasa, Mike Curie, que acrescentou que a Nasa entrará em contato com a Estação Espacial Internacional (ISS) para tentar flexibilizar a agenda.
A decolagem marcada para o dia 29 de abril contaria com a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, mas foi suspensa devido a uma falha em dois dos aquecedores da unidade de potência auxiliar (APU) 1, uma peça fundamental para os sistemas de controle e a aterrissagem da nave.
Os seis astronautas da missão, comandados por Mark Kelly, viajaram de Cabo Canaveral (Flórida) até o Centro Espacial Johnson em Houston (Texas) para dias de "treinamento adicional" antes de retornarem para a nova tentativa de decolagem.
As famílias da tripulação voltaram para casa, como a esposa de Kelly, a congressista Gabrielle Giffords, baleada em janeiro em Tucson (Arizona) e que estava na Flórida para ver o lançamento.
*Com informações da EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.