Topo

Ação do homem afunda duas pequenas ilhas no Índico

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

17/05/2011 19h23

Duas pequenas ilhas de uma área de reserva no Golfo de Mannar, entre a Índia e o Sri Lanka, afundaram devido a danos constantes aos recifes de coral que as sustentavam. Pescadores retiraram corais do recife a ponto de deixá-lo instável, noticiou a BBC.

A região é conhecida por abrigar um dos recursos biológicos mais ricos do mundo. O coral, como tem elevado teor de carbonato de cálcio, é usado na construção civil.

Assim, pescadores retiraram indiscriminadamente e ilegalmente corais das ilhas Poomarichan e Villanguchalli para vender para a indústria.

A elevação do nível do mar, por conta do aquecimento global, também é apontada como um fator que contribuiu para que a ilha submergisse. Porém, um especialista ouvido pela BBC afirma que a elevação nas ilhas é muito pequena para este efeito, que depende mais da mineração de corais.

A maioria das ilhas do Golfo de Mannar é desabitada e abriga mais de 3,6 mil espécies de fauna e flora marinhas. São 117 espécies de corais e é uma das áreas com maior diversidade de peixes. Segundo estimativas locais, mais de 300 mil pescadores dependem do Golfo para viver.