Topo

Bahia registra mais duas mortes por meningite

Luiz Francisco<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

22/09/2011 14h16

A Secretaria da Bahia confirmou nesta quinta-feira (22) a quarta morte por meningite C entre funcionários do complexo hoteleiro de Costa do Sauípe (litoral norte da Bahia). Adriano Santos de Jesus, 24, que estava internado em estado grave na UTI do Hospital Couto Maia morreu no final da tarde desta terça-feira. O enterro da vítima, que era cozinheiro, aconteceu no começo desta tarde.

No começo deste mês, outros três funcionários do complexo (dois homens e uma mulher) também morreram em consequência da doença. Os casos aconteceram no mesmo período em que foi realizado no local o “Sauípe Folia”, uma espécie de Carnaval fora de época, reunindo as principais bandas e cantores da axé music.

A Secretaria da Saúde da Bahia negou a existência de um surto, mas recomendou uma vacinação em massa entre todos os funcionários do complexo e moradores da região. A divulgação das mortes provocadas pela meningite mudou a rotina de Costa do Sauípe. De acordo com funcionários dos principais hotéis, dezenas de pacotes foram cancelados e muitos turistas que estavam hospedados no complexo deixaram as suas instalações.

As mortes também provocaram uma corrida aos postos de saúde e clínicas particulares. “A gente realizava, em média, dez vacinações por dias contra a doença. De uma hora para outra passamos a aplicar 80”, disse Maria José Fernandes, recepcionista de uma clínica localizada no centro de Salvador.

Também nesta terça-feira, de acordo com a Secretaria da Saúde, a doença provocou a morte da estudante Emilly dos Santos Silva, 9, que morava na periferia da capital baiana. A Secretaria da Saúde informou que 55 parentes e vizinhos que tiveram contato com a criança nos últimos dias foram medicados com antibióticos. Desde o início do ano, a meningite provocou 70 mortes na Bahia, de acordo com o governo estadual. No mesmo período de 2010 foram 87 casos fatais.