Com a falta de ciclovia, ciclistas se arriscam no meio do trânsito
O uso de bicicleta como meio de transporte tem sido incentivado nas grandes cidades, seja pelos benefícios para o tráfego, seja pela diminuição da poluição nas metrópoles ou mesmo para a melhoria da qualidade de vida da população, por ser um tipo de transporte que é também uma forma de exercício físico. As administrações municipais têm papel fundamental na criação e manutenção da infra-estrutura necessária para a locomoção por ciclistas, mas dificilmente conseguirão implantar vias específicas para as bicicletas em toda a cidade, forçando-as a circular entre os carros.
Para a arquiteta e urbanista Lucimar Cardone, da TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, cada vez mais vai ser preciso fazer um uso democrático do espaço das cidades, com espaço para os veículos automotores, para as bicicletas e para os pedestres. Ela comenta que o ideal é que a bicicleta tenha o seu espaço reservado, segregado do resto do trânsito, especialmente em vias com limite de velocidade mais alto, com mais risco ao ciclista.
A arquiteta Eli Vazzolla, também da TTC, lembra que o motorista deve respeitar a distância de um metro e meio para ultrapassar o ciclista, pois ele pode se desequilibrar e deve estar distante do carro para não ser atropelado.
A arquiteta também comenta que todos, pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter a consciência de que as ruas são feitas para o trânsito de pessoas, estejam em veículos ou não, e todos devem ter seu espaço no trânsito. Para isso devem ser feitas campanhas de educação no trânsito, incentivando o respeito aos diferentes tipos de veículos.
Cardone comenta que hoje as ruas das cidades como São Paulo estão voltadas para o automóvel e há vias nas quais o ciclista não consegue circular com um mínimo de segurança. Para ela, os motoristas devem respeitar o diteiro do ciclista de transitar na rua. Mas Vazzolla comenta que em vias onde existem ciclovias ou ciclofaixas (sinalizadas adequadamente) o ciclista deve usar estas faixas. Quando está no trânsito, a bicicleta deve trafegar pela faixa da direita.
As calçadas só podem ser utilizadas pelos ciclistas quando há sinalização específica indicando que é uma calçada compartilhada. As ciclovias devem estar sinalizadas para que pedestres, ciclistas e motoristas saibam que se trata de uma via para bicicletas. Na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, por exemplo, apesar de a CET considerar que a pista no canteiro central da avenida é uma ciclovia, não há sinalização indicativa. Neste caso, andar por ali pode resultar em multa, já que trafegar pela calçada em São Paulo é passível de multa e apreensão da bicicleta até o pagamento da multa.
Crédito do vídeo: imagens e edição: Fábio Osaki. Imagens câmera na bike: Luciano Russo
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