Mulheres são atraídas por vozes masculinas mais graves, comprova experimento
É oficial: as mulheres são atraídas por vozes graves masculinas, como o grave intenso do ator James Earl Jones (responsável pelo timbre de Dart Vader, de Guerra nas Estrelas). Elas também estão mais propensas a recordar o que dizem os donos dessas vozes.
As mulheres provavelmente usam essas informações para selecionar os companheiros, afirma Kevin Allan, psicólogo cognitivo da Universidade de Aberdeen, Escócia e um dos autores de um novo estudo publicado na revista Memory & Cognition.
Ele e seus colegas mostraram a mulheres imagens de objetos e, ao mesmo tempo, versões manipuladas por computador de vozes graves e agudas, masculinas e femininas, diziam a elas o nome deles. Em seguida, eles repetiram o experimento com vozes reais de homens e mulheres.
Nos dois casos, as mulheres expressaram uma clara preferência por vozes graves masculinas e se lembraram das imagens cujos nomes foram falados por vozes graves com mais frequência.
A escolha do companheiro tem um custo elevado para as mulheres, afirma Allan. Esse custo é a gravidez, o nascimento do bebê e, frequentemente, a responsabilidade de ser a principal cuidadora e educadora.
Por isso, é de interesse da mulher selecionar um companheiro saudável e em boa forma, e a voz grave pode ser um sinal de masculinidade, afirma Allan.
Os pesquisadores planejam estudar a grau de influência do ciclo menstrual e da localização geográfica das mulheres quando conhecem o homem sobre as suas preferências.
Allan avisou que os homens não devem esperar seduzir as mulheres tornando a voz grave – ou devem ao menos estar atentos ao que desejam.
Ele avisa aos homens que ''se quiserem baixar o tom da voz, eles devem se preparar para serem julgados pelos detalhes lembrados pelas mulheres’', afirma. ''Isso pode significar um tiro no pé. Não é uma estratégia que homens possam usar’'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.