Topo

Ministro inaugura 2ª Unidade de Saúde Fluvial da Amazônia com capacidade para atender 200 famílias

Martha Costa

Especial para o UOL Ciência e Saúde <br> Em Santarém (PA)

15/10/2011 11h25

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta sexta-feira (14) em Santarém (PA) onde inaugurou a segunda Unidade Básica de Saúde Fluvial da Amazônia que atenderá cerca de 200 famílias das comunidades ribeirinhas do rio Arapiuns.

O navio Abaré II foi construído com recursos financeiros subsidiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e receberá apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Santarém e do governo federal e do Projeto Saúde & Alegria (PSA), que há 17 anos atende a população ribeirinha com ações de educação, comunicação e saúde. A embarcação atenderá a população dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro.
 
O ministro informou que uma das prioridades para a população menos assistida da Amazônia é a construção de pelo menos 32 novas unidades de atendimento à saúde básica que deverão ser implantadas ainda este ano, mas ele não descarta a possibilidade de outras unidades serem construídas.

“Nós temos cerca de 40 projetos de unidades de saúde como essa, no modelo daqui de Santarém é referência nacional levando saúde às comunidades ribeirinhas Arapiuns e Tapajós”, disse Padilha.
 
Para o coordenador do PSA, Caetano Scannavino, a construção do Abaré II reforça a missão do projeto de atender a população. Ele falou que, como uma ONG, o papel do PSA não é substituir o governo e sim somar esforços para a implementação de políticas públicas e sociais.

“A gente vê a dificuldade que é gerir a saúde pública na Amazônia que tem comunidades do tamanho de países e hoje nós conseguimos isso com a construção do Abaré que abrange toda a Amazônia Legal e o Pantanal”, afirmou o coordenador do PSA.
 
O Abaré II funcionará com pronto-atendimento, farmácia, consultório médico, sala de coleta, sala de enfermagem, gabinete odontológico, laboratório, sala de vacinação, área de espera, banheiros para usuários e servidores, camarotes masculino e feminino, refeitório, espaço para redes, copa e depósito de materiais.