Topo

Edifício Itália (SP) exibirá laço vermelho no Dia Mundial de Luta Contra Aids

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

29/11/2011 19h34

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, um grande laço vermelho - símbolo da luta contra a Aids - será afixado na área externa do Edifício Itália, em São Paulo. O local também será um dos pontos de distribuição de preservativos e materiais informativos.

A iniciativa, da Secretaria Municipal da Saúde, partiu de um convite da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

Em 2011, o foco da Campanha do Ministério da Saúde são os jovens, especialmente os gays e as mulheres. Em diversos locais da cidade, haverá testagem rápida para diagnóstico do HIV.

A luta contra a Aids na cidade de São Paulo será lembrada também com o "Projeto Saúde Ilumina!". A partir desta quarta-feira (30/11), o Monumento às Bandeiras, os Arcos do Anhangabaú, o Obelisco e a Ponte Estaiadaserão iluminados de vermelho.

No dia 1º, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) será palco de uma das ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids e sediará uma campanha de prevenção às DSTs/Aids, com a distribuição de 50 mil preservativos masculinos e 8 mil adesivos de vidro com o slogan "Juntos na Luta contra a Aids".

O Poupatempo Itaquera também será ponto de realização de teste rápido, distribuição de preservativos e material educativo, além de orientação de profissionais de saúde.

Na cidade de São Paulo, 77.459 pessoas foram infectadas pelo HIV, entre 1980 e 2010. Do total, somente em 2010 esse número chegou a  37.331. Desde 1997, o município possui dois novos casos de Aids do sexo masculino para cada um novo caso do feminino.