Topo

Distrito Federal confirma dois novos casos de infecção por superbactéria

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

13/12/2011 18h18

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (13) a existência de dois novos casos de infecção pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase). Duas pessoas estão internadas no Hospital de Base, em Brasília, com o diagnóstico. 

A Secretaria esclarece que os casos não configuram surto. "Os dados epidemiológicos não apontam para um aumento significativo dos casos na maioria das unidades notificantes. Casos isolados ocorrem de forma sistemática e continua, não configurando epidemia", divulgou em nota.

As infecções causadas por esse agente tem sido parcial ou totalmente tratadas por associações de drogas (tigeciclina, polimicina B e amicacina).  

Desde a primeira semana epidemiológica de janeiro de 2010 a setembro de 2011, foram notificados 873 casos distribuídos em 29 hospitais. Destes estabelecimentos, 14 são públicos, com 540 casos (62%), e 15 são privados, com 333 casos (38%).

Em outubro de 2010, foi institucionalizado o “Protocolo de manejo do surto de enterobactérias produtoras de carbapenemase tipo KPC”, revisado em maio de 2011. Todos os hospitais do Distrito Federal foram orientados a notificar quaisquer casos suspeitos ou prováveis de KPC.

Para os profissionais de saúde, a recomendação para lidar com a bactéria é utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI), como avental descartável ou de uso único, luvas e fazer a higiene das mãos com álcool a 70%.

Para a população em geral, a recomendação é lavar as mãos com frequência e não compartilhar de utensílios de uso pessoal, entre outros, como forma de combater e evitar a transmissão dessa e de outras infecções.