Topo

Poeira em suspensão após desabamento no Rio pode causar danos à saúde, alerta médico

Equipes de resgate buscam sobreviventes do desabamento no centro da cidade -  Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Equipes de resgate buscam sobreviventes do desabamento no centro da cidade Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Do UOL

Em São Paulo

27/01/2012 11h43

A poeira que está em suspensão após o desabamento de três edifícios na noite de quarta-feira (25), no Centro do Rio de Janeiro, pode causar danos à saúde. A orientação de especialistas é evitar contato com este tipo de substância, informou a Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o médico Pedro Guimarães Coscarelli, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho, a poeira traz riscos de alergias e também pode causar danos aos olhos e às mucosas, além de problemas respiratórios, tais como sinusites, bronquites e crises de asma.

Os riscos podem ser agravados caso determinados produtos químicos tenham sido usados na construção dos prédios que desabaram, como o amianto, por exemplo. A recomendação, portanto, é evitar o local.  Já os trabalhadores que precisam atuar na área devem usar máscaras com filtros para pós e produtos químicos.

O médico acredita que quem passou pelo local e teve contato breve com a poeira não devem ter nenhum tipo de reação. Mas indivíduos mais suscetíveis podem ter algum problema de saúde. Nesse caso, elas devem procurar atendimento médico.