Inca faz campanha para estimular doação de sangue antes do Carnaval
“Tá na hora de doar”. Esse é o slogan da campanha pré-carnavalesca de doação de sangue do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que começa na próxima segunda-feira (13) e vai até o dia 17. A instituição convoca os foliões cariocas e os visitantes da cidade para praticarem o gesto solidário. Nesta época do ano as doações caem, em média, 50% - causando dificuldades no atendimento aos pacientes em tratamento de câncer, que precisam de transfusões regularmente.
Depois dos hospitais de emergência, o Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes do Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que estão com leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente. Para atender a demanda, o Instituto necessita, em média, de 1.600 doadores por mês.
Para fazer a doação, os interessados em ajudar devem trazer documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 67 anos e pesar mais de 50 kg. Também não é necessário estar em jejum para doar sangue. Basta apenas evitar alimentos gordurosos, nas três horas que antecedem a doação.
O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, nº 23 - Rio de Janeiro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.