Morre a primeira vítima de meningite C na Bahia em 2012
A Bahia registrou a primeira morte por meningite C em 2012. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), um homem de 28 anos, que não teve o nome divulgado, foi a primeira vítima a morrer da doença na capital baiana em 2012.
Ainda segundo a assessoria de comunicação da Sesab, a morte foi registrada na última sexta-feira (10). A vítima estava internada há dois dias no Hospital Português, unidade médica da rede privada.
O jovem que morava no bairro de Brotas contraiu o tipo mais grave das meningites. A assessoria não deu mais informações sobre a vítima alegando que o jovem estava em uma unidade de saúde privada.
Neste ano, a Sesab já registrou um total de 13 casos de meningite do tipo C na Bahia. Mas apenas uma morte foi computada. Já em 2011, 125 pessoas morreram no Estado por causa da doença. O órgão destaca que o número foi menor que o registrado em 2010, quando houve 145 mortes.
Em reunião em São Paulo, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, disse que ainda não tinha sido informado sobre a morte, mas destacou os índices registrados na Bahia. “A Bahia tem a menor incidência dos últimos três anos. Esse número é seis vezes menor que o registrado em São Paulo e três vezes menor no Rio de Janeiro. Temos a maior cobertura vacinal do país. Nenhum outro Estado vacinou crianças de 2 a 5 anos”, disse ao UOL Notícias, o secretário de Saúde do Estado.
Até a 52ª semana epidemiológica (encerrada em 31 de dezembro de 2011), um total de 1.267 casos de meningite foi confirmado em todo o Estado. Neste conjunto, destacam-se: 425 (34%) foram de origem bacteriana, 649 (51,2%) virais, 166 (13,1%) não especificadas e 27 (2%) de outra etiologia.
Ainda segundo a Sesab, os casos de meningite ocorreram em 61 municípios. Somente em Salvador, em 2011, foram 624 casos e 38 óbitos. No ano passado, a cantora Ivete Sangalo foi a vítima da doença que teve maior destaque. No entanto, seu caso foi menos grave.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.