Trânsito de Vênus é observado em vários pontos do planeta
Pessoas de várias partes do mundo começaram a observar às 19h04 (horário de Brasília) desta terça-feira (5) o trânsito de Vênus, fenômeno raríssimo que acontece pela última vez neste século. Infelizmente, na maior parte do território brasileiro o Sol já terá se escondido por trás do horizonte oeste e o fenômeno só poderá ser observado por quem vive no extremo noroeste do país.
O trânsito pode ser observado em tempo real pelo site da Nasa (http://sunearthday.nasa.gov/transitofvenus). O blog Física na Veia!, parceiro do UOL, também vai acompanhar o evento e postar fotos (http://fisicamoderna.blog.uol.com.br).
O fenômeno foi descoberto em 1627, pelo astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630). Ele se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão.
Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros. O último deles foi em 2004.
(Com agências internacionais e blog Física na Veia!)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.