Topo

Astrônomo acha gêmeas da Via Láctea

Imagem mostra a GAMA202627, com duas manchas na sua órbita, que é uma das duas galáxias "gêmeas" da Via Láctea - Aaron Robotham/ICRAR/St Andrews/GAMA data
Imagem mostra a GAMA202627, com duas manchas na sua órbita, que é uma das duas galáxias "gêmeas" da Via Láctea Imagem: Aaron Robotham/ICRAR/St Andrews/GAMA data

Do UOL

Em São Paulo

23/08/2012 19h47

Pesquisadores anunciaram nesta quinta-feira (23) que encontraram o primeiro grupo de galáxias semelhante à Via Láctea. O astrônomo Aaron Robotham pesquisou aglomerados de estrelas parecidos com o nosso no Gama, o mapa mais detalhado que se tem do Universo, e descobriu duas galáxias tão iguais que parecem “irmãs gêmeas” da Via Láctea.

"Encontramos cerca de 3% de galáxias no Universo que são parecidas com a Via Láctea e que têm até galáxias-satélites, algo raro. No total, foram 14 sistemas semelhantes ao nosso, mas só dois deles tinham correspondências praticamente idênticas [à Via Láctea]”, disse na Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, em Pequim, na China.

A maioria das galáxias têm companheiras ao seu redor, mas são raras as que mantêm duas grandes forças no seu campo, como é o caso da Via Láctea. O desenho e a composição do nosso sistema formam duas grandes galáxias, a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena, em sua órbita.

No evento, ele apresentou uma das imagens feitas com os telescópios de precisão do Chile e do País de Gales. Ela foca uma galáxia maior, a GAMA202627, que é acompanhada por outras duas grandes manchas estelares na sua órbita. Os pontos azuis e brilhantes indicam as estrelas mais jovens e quentes, como muitas encontradas no nosso sistema. Ele explicou que a descoberta do grupo só foi possível agora, porque “precisávamos de telescópios bons o suficiente para detectar não apenas as galáxias, mas também seus companheiros”.