Topo

Astrônomos identificam o maior jato liberado de um buraco negro

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 12h33

Astrônomos identificaram o mais poderoso jato de quasar, um núcleo de galáxia extremamente brilhante alimentado por um buraco negro de elevada massa, com cinco vezes mais energia do que qualquer outro observado até o momento no espaço. A equipe fez as observações com o telescópio VLT (Very Large Telescope), do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), do objeto SDSS J1106+1939.

Embora os buracos negros sejam conhecidos por atraírem matéria do espaço, a maioria dos quasares também acelera algum deste material ao redor de si mesmo, ejetando-o mais tarde a altas velocidades.

"Descobrimos o jato de quasar mais energético conhecido até hoje. A taxa da energia dissipada é, pelo menos, equivalente a dois trilhões de vezes a energia liberada pelo Sol – que, por sua vez, é cerca de cem vezes mais do que a energia total liberada pela Via Láctea. É, de fato, um jato monstruoso", diz o chefe da equipe, Nahum Arav, do Virginia Tech, nos Estados Unidos. “Esta é a primeira vez que um jato de quasar mostra ter as altas energias previstas pela teoria.”

O novo jato situa-se a cerca de mil anos-luz de distância do buraco negro, bem no centro do quasar observado. A análise efetuada pela equipe mostra que uma massa de cerca 400 vezes a do Sol é liberada por ano, deslocando-se a uma velocidade de 8.000 quilômetros por segundo.

Muitas simulações sugerem que o impacto destes jatos nas galáxias que rodeiam os quasares pode resolver enigmas dos cosmos. No entanto, até agora permanecia incerto se eles conseguiam ou não produzir jatos suficientemente poderosos para dar origem aos fenômenos astronômicos.