Brasil lança foguete de treinamento do centro de Alcântara
O Centro de Lançamento de Alcântara lançou com sucesso o Foguete de Treinamento Básico, dentro das atividades da Operação Falcão 1/ 2013.
Lançado às 14h29 desta quinta-feira (23), o foguete seguiu conforme os parâmetros previstos para esse tipo de operação e voou 167,8 segundos até atingir a área de impacto determinada.
O veículo alcançou 31,8 quilômetros de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano, o foguete percorreu 18,01 quilômetros em linha reta.
A operação iniciada na última segunda-feira (21) efetuou o lançamento e o rastreio do veículo de treinamento, para fazer o treinamento operacional do Centro de Lançamento, além da obtenção de dados para a qualificação e a certificação do foguete.
Na atividade, foram testados pela primeira vez dois novos sistemas, um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.
O Foguete de Treinamento Básico faz parte do Projeto Fogtrein, ou Foguete de Treinamento, que tem a missão de oferecer treinamento operacional e testar a infraestrutura dos centros brasileiros para lançamentos. O próximo lançamento será de um Foguete de Treinamento Intermediário em junho, durante a Operação Águia 1/ 2013.
A operação ajuda a exercitar as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos nos centros de Alcântara, no Maranhão, e de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.