Topo

Pessoa com mau cheiro suscita reação gentil em outras, sugere estudo

Do UOL, em São Paulo

30/12/2013 15h00

Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e publicado no Journal of Applied Social Psychology, sugere que pessoas com mau odor corporal suscitam reações gentis em outras.

Isso aconteceria porque o mau cheiro humano é comumente associado a uma situação de vulnerabilidade, desencadeando a preocupação de quem interage com o portador do odor desagradável.

Para chegar a essa conclusão, o estudo se baseou em diferentes experimentos.

No primeiro deles, 36 participantes dividiram-se em dois grupos. Assim, 18 sentiram o cheiro de uma camiseta que havia recebido essências de suor, cerveja e outros maus cheiros de procedência humana, ao passo que os outros 18 participantes sentiram o cheiro de uma camiseta idêntica, mas totalmente limpa.

Os pesquisadores, daí, pediram que todos os participantes dissessem como se sentiam em relação às duas pessoas que teriam usado aquelas roupas. Os participantes deveriam usar as frases "eu sinto pena dessa pessoa" e "eu acho essa pessoa patética".

O resultado mostrou que os participantes que tinham sentido o cheiro da camiseta usada e suja tendiam mais a declarar pena da pessoa do que os participantes que haviam sentido o cheiro da camiseta limpa.

Um outro experimento envolveu 62 participantes, que eram convidados a atravessar um labirinto e sentarem-se ao lado de duas pessoas: uma com mau odor corporal, e outra perfumada e limpa. Na sequência, em outra sala, recebiam créditos para trocar por um prêmio ou doá-los a uma daquelas duas pessoas.

Mais uma vez, a pessoa com mau odor corporal foi a preferida em ganhar os créditos para o prêmio. Para os autores do estudo, "isso mostra que há situações em que uma pessoa com mau odor suscita em outras comportamentos de cooperação".

Reforço à sociabilidade

Na divulgação do estudo, o autor da pesquisa, o cientista Jeroen Camps, relembrou sobre a importância dos cheiros em nossas relações cotidianas.

"Odores são onipresentes em nossa vida e são de grande importância, haja visto o uso de perfumes e fragrâncias. Mesmo que exista quem ache que maus cheiros provocam julgamentos negativos, nossa descoberta mostra que um mau odor corporal suscita sentimentos de pena nas outras pessoas e reforça comportamentos sociáveis", disse.