Topo

Cientistas descobrem que pupilas mudam de tamanho enquanto tomamos decisões

Do UOL, em São Paulo

21/01/2014 15h11Atualizada em 21/01/2014 16h25

Um novo estudo mostra que nossas pupilas alteram-se de tamanho enquanto tomamos decisões, aumentando mais antes de escolhermos "sim" do que quando escolhermos "não".

A pesquisa —de autoria de pesquisadores ligados à Universidade de Amsterdam, na Holanda, e destaque no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)— mostra também que a pupila aumenta ainda mais quando escolhemos "sim" a contragosto.

A pesquisa parte de descobertas de estudos feitos anteriormente e que já apontavam uma ligação entre alterações no tamanho das pupilas e a tomada de decisões, processo mediado pelos chamados sistemas neuromodulatórios, abrigados no cérebro.

Só que agora os pesquisadores apontam um papel ainda mais preponderante desses sistemas durante todo o processo de tomada de decisões, e não apenas nos estágios finais, como acreditava-se antes.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores submeteram participantes a um experimento em que eles deveriam dizer se observaram um sinal visual usando as respostas "sim" ou "não".

Assim, análises detectaram alterações no tamanho das pupilas durante a tomada de decisão pelos participantes.

O texto do estudo diz que os pesquisadores concluem que "sistemas neuromodulatórios centrais estão constantemente em ação durante a formação de decisões de forma que revelam como a escolha se relaciona com a atitude do indivíduo".