Ônibus espacial Challenger explodiu há 28 anos e matou sete astronautas
O Challenger explodiu 73 segundos após seu lançamento há 28 anos, em 28 de janeiro de 1986. Sete astronautas morreram diante de milhares de pessoas que acompanharam sua decolagem pelo Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e pela televisão.
O ônibus espacial foi nomeado em homenagem ao navio de pesquisa britânico HMS Challenger que navegou pelos oceanos Atlântico e Pacífico durante a década de 1870.
Challenger foi lançado em sua viagem inaugural, na missão STS -6, em 4 de abril de 1983. Essa missão viu a primeira caminhada espacial do programa, bem como a implantação do primeiro satélite de Monitoramento e Sistema de Retransmissão de Dados.
O ônibus ainda foi responsável por transportar a primeira mulher astronauta americana ,Sally Ride, ao espaço na missão STS -7 e foi o primeiro a levar duas mulheres astronautas americanas na missão STS 41 -G.
Ele ainda foi o primeiro ônibus espacial a decolar e pousar à noite na missão STS -8, e também fez o primeiro pouso no Centro Espacial Kennedy , concluindo a missão STS 41 -B . Os laboratórios espaciais 2 e 3 voaram a bordo do Challenger nas missões STS 51 -F e STS 51- B, assim como o primeiro laboratório espacial alemão na STS 61 -A .
Em 27 de janeiro de 1967, três astronautas da Apolo 1 morreram em um incêndio durante um exercício.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.