Sonda Messenger envia suas últimas imagens antes de se chocar com Mercúrio
A Sonda Messenger enviou suas últimas imagens à Terra no dia 30 de abril de 2015. Todas as imagens foram tiradas a aproximadamente 40 quilômetros de altitude da superfície de Mercúrio. A sonda caiu na superfície do planeta, deixando uma cratera de 16 metros. O fato representou o ponto final de uma histórica missão da agência espacial americana (Nasa) que contribuiu para conhecer melhor um dos planetas mais difíceis de serem analisados.
A queda, planejada, aconteceu quando a sonda ficou sem combustível, a uma velocidade de 14.080 km/h, às 16h26, horário de Brasília, no dia 30 de abril, após ela ter completado 4.104 órbitas ao redor do planeta, informou a Nasa.
A Messenger, cuja missão custou US$ 450 milhões, foi lançada em agosto de 2004 e em 2011 se tornou a primeira sonda a orbitar ao redor de Mercúrio, planeta mais próximo ao Sol e um dos que entranham mais mistérios para os cientistas.
"(A sonda) se apagou com um 'bang' ao atingir a superfície de Mercúrio. Estamos celebrando Messenger como mais que uma missão bem-sucedida", comentou em comunicado John Grunsfel, administrador associado do diretório científico da Nasa.
"A missão continuará dando aos cientistas novos resultados na nova fase, a de analisar os dados que já temos nos arquivos para seguir resolvendo os mistérios de Mercúrio", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.