Eclipse solar promove show à parte neste domingo de Carnaval
Não é só o samba e folia que vão ganhar destaque neste domingo de Carnaval. O céu vai proporcionar uma atração especial com o eclipse solar.
O eclipse será anular (também chamado de anelar), ou seja, a Lua estará distante da Terra e não vai encobrir totalmente o Sol quando se colocar entre o astro e a Terra -- vai formar um anel de luz em volta da estrela.
O fenômeno poderá ser observado em parte da América do Sul, e no sul da África. No Brasil ele ficará visível entre 9h e 12h, com variações de horário entre as regiões. Em São Paulo, por exemplo ele deve ficar visível por volta das 10h enquanto no Ceará deve iniciar as 11h.
O eclipse não deve ser visível em cidades mais ao norte do país como Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Boa Vista e Porto Velho.
Nesta imagem, publicada pela Nasa é possível observar as regiões onde o eclipse ficará visível
Como observar o eclipse com segurança
Olhar diretamente para o Sol é muito perigoso e pode causar danos à visão. Binóculos, telescópios e máquinas fotográficas só podem ser usados quando têm filtros específicos, por isso, não aponte nenhum deles para o Sol, isso danifica o equipamento e pode causar cegueira permanente. E nada de improvisar os filtros com filmes, óculos escuros, CDs ou chapas de raio-X, isso também pode danificar a visão.
A forma mais segura de observar é olhar através de um vidro de máscara de solda de tonalidade 12 ou 14 que podem ser encontrados em lojas de material de construção. O preço varia entre R$1 e R$2. Pode-se ainda fazer um furo bem pequeno em um pedaço de cartolina e projetar a luz do Sol no chão. Mesmo com os olhos protegidos o ideal é fazer pausas durante a observação.
Outra forma de observar o fenômeno é fazendo uma câmera pinhole. Veja dicas de como montar a sua.
Eclipses solares só acontecem durante a fase de Lua nova, por ser o período em que o satélite está posicionado entre a Terra e o Sol.
O próximo eclipse solar acontece em 21 de agosto. Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), ele deverá ser visto parcialmente na América do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.