Jovens fazem prótese pra menina de 10 anos que nasceu sem mão tocar violino
Um grupo de estudantes da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, recebeu um desafio: criar uma prótese para Isabella Nicola Cabrera, uma menina de 10 anos que nasceu sem a mão esquerda e uma parte do antebraço.
Na quinta-feira (19), Isabella recebeu sua prótese final, após vários testes e indicações dadas por ela de como os estudantes de bioengenharia poderiam melhorar o trabalho, segundo informações da agência AP. Construída com impressora 3D, foi pintada de rosa a pedido da pequena musicista.
O sonho dela era tocar violino e sua professora de música na escola primária já havia construído uma prótese para ela, mas era pesada e elas pensaram que poderiam conseguir uma melhor.
Assim, recorreram à universidade e um grupo de cinco alunos foi incumbido de realizar a tarefa como seu trabalho de conclusão de curso.
Abdul Gouda, Mona Elkholy, Ella Novoselsky, Racha Salha and Yasser Alhindi disseram que a pressão foi grande. “Você tem uma menina contando com você e espera-se que você consiga”, disse Gouda.
Foram diversos protótipos até chegar no projeto final, pois, apesar de haver projetos similares na literatura, o caso era único. O primeiro pesava 3,7 kg e a versão final ficou perto dos 3 kg.
Isabella tocou algumas escalas e alguns pedaços de Hino à Alegria, de Beethoven. “Meu Deus, é tão melhor assim”, disse Isabella ao testar a prótese final, que também permite que ela consiga andar de bicicleta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.