Morre aos 78 anos o Nobel de Física Peter Gruenberg
O físico alemão Peter Gruenberg, prêmio Nobel de Física com um cientista francês em 2007 por seu trabalho que revolucionou o armazenamento de dados digitais, morreu na semana passada aos 78 anos, anunciou seu centro de pesquisa nesta segunda-feira.
"Sem exagerar, pode-se dizer que Peter Gruenberg e sua descoberta da magnetorresistência gigante mudaram nossas vidas", indicou o centro de pesquisa Juelich, perto de Colônia, em um comunicado. "Sem isso, os computadores modernos e os telefones celulares, como os conhecemos, seriam impensáveis", acrescentou.
Leia também:
Gruenberg recebeu o prêmio Nobel de Física em 2007 junto com o cientista francês Albert Fert, após ambos terem descoberto separadamente a chamada magnetorresistência gigante (GMR), que permitiu o desenvolvimento de discos rígidos de vários gigabytes.
Seu trabalho estabeleceu as bases para o desenvolvimento da spintrônica, uma tecnologia que é aplicada de fitas de vídeo até os MP3, passando por discos rígidos, de acordo com o centro de pesquisa.
Gruenberg também recebeu o prêmio de inventor do ano da Comissão Europeia em 2007, assim como outros prêmios na Alemanha, Israel, Japão e Turquia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.