Formiga aprende 14 cheiros diferentes e retém memória por 1 mês, diz estudo
Formigas não só gostam de comida como memorizam os odores. E não há problema quando o piquenique montado perto do formigueiro é farto. Bolo, biscoito, geleia, elas memorizam até 14 cheiros diferentes e por tempo suficiente para ir atrás do alimento preferido assim que ele estiver por perto.
Pelo menos são assim as formigas Cataglyphis fortis, que vivem no deserto no norte da África. Uma pesquisa publicada na última segunda-feira (24) no periódico científico Pnas mostra que essa formiga pode aprender e reter até 14 odores associados a alimentos. Quando tem comida por perto, elas mudam suas trajetórias e passam a se orientar pelo cheiro associado às delícias que as cercam.
A equipe liderada por Roman Huber, do Instituto Max Planck de Ecologia Química, na Alemanha, realizou experimentos nos quais migalhas de bolacha com diferentes cheiros, nenhum natural para as formigas, foram espalhadas em volta de um formigueiro. A pesquisa mostrou que o inseto primeiro aprende qual é o cheiro da comida, e depois consegue se guiar por ele.
"Depois de experimentarem migalhas de comida com odor, as formigas foram fortemente atraídas pelo mesmo cheiro", dizem os autores no artigo. Segundo a pesquisa, as formigas conseguem se lembrar dos odores aprendidos por vários dias -- cerca de 1 mês, praticamente o tempo de suas vidas.
Formigas acham formigueiro pelo cheiro
Você já viu uma formiga perdida? Provavelmente ela está procurando o formigueiro pelo cheiro. As formigas sentem o cheiro através de suas antenas e se comunicam deixando rastros de feromônio.
No caso das formigas do deserto, elas costumam sair do ninho para procurar outros insetos mortos. Nessas caçadas, elas se orientam principalmente através do olfato, e lembram-se do caminho do ninho devido ao seu cheiro peculiar.
Os cientistas verificaram, contudo, que elas esquecem os odores da entrada do formigueiro mais facilmente que os odores de comidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.