Vídeo: cientistas reconstroem virtualmente o tórax de homem neandertal
Uma reconstrução virtual e tridimensional do tórax de um adulto neandertal masculino foi divulgada pela publicação especializada Nature nesta terça-feira (30). A análise sugere que o tórax dos neandertais tinha um tamanho similar ao dos humanos modernos (Homo sapiens), mas com um formato diferente.
O tamanho e a forma do tórax neandertal têm sido objeto de debate científico desde que as primeiras costelas foram descobertas há mais de 150 anos. As interpretações variavam de uma morfologia idêntica a dos seres humanos modernos para outras que defendiam uma diferença significante.
Leia também:
Para acabar com as dúvidas, o cientista Asier Gómez-Olivencia e seus colegas reconstruíram por computador o tórax neandertal adulto mais completo encontrado até hoje: o de Kebara 2 (K2).
Após a reconstrução, os autores descobriam que os neandertais tinham um tórax esquelético de tamanho semelhante ao do Homo sapiens, mas um pouco mais largo em seu segmento inferior.
Os cientistas notaram que o K2 tinha um tórax inferior com diâmetro superior ao do Homo sapiens, o que significa que o homem de neandertal tinha um diafragma maior. Essa característica indica que nossos irmãos hominídeos tinham capacidade respiratória maior.
Para os autores, o sistema de respiração neandertal dependia mais da contração do diafragma do que o mecanismo respiratório do humano moderno.
Os estudiosos lembram, no entanto, que serão necessários estudos adicionais e a análise de mais fósseis para entender melhor a evolução dessa região anatômica no homem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.