Inédito! Quem são as duas mulheres que devem caminhar juntas no espaço
Fabiana Uchinaka
Do UOL, em São Paulo
23/02/2019 11h09
Guardem este nomes: Christina Koch e Anne McClain. Elas foram escolhidas para fazer uma caminhada espacial. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que duas mulheres caminham juntas no espaço aberto.
Quem contou a novidade foi Koch, que é astronauta na Nasa, a agência espacial americana, numa entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou (Rússia):
Tenho entendido que nós [ela e McClain] faremos uma caminhada espacial. Não sei até que ponto a Nasa informou isso oficialmente
One of the ways we work together on the @Space_Station is during Russian spacewalks. This week, I trained to support the cosmonauts with airlock and spacesuit ops and then assisted a future crew mate to simulate a full spacewalk! pic.twitter.com/rMmzOoIDsu
? Christina H Koch (@Astro_Christina) February 13, 2019
O anúncio veio depois que a agência espacial russa Roscosmos aprovou a formação da tripulação que viajará da base de Baikonur, no Cazaquistão, à Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 14 de março.
Além de Koch, estarão a bordo da nave Soyuz Ms-12 o russo Alexey Ovchinin e o americano Nick Hague. Os três vão se juntar aos atuais moradores da plataforma: a americana Anne McClain, o canadense David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko.
First week back training in Russia and our Soyuz crew had the honor of visiting the Russian Space Agency Mission Control for the @Space_Station, ???. Great reminder of international cooperation in space seeing the familiar faces from Houston on the live feed screens! pic.twitter.com/nSGGls1kl0
? Christina H Koch (@Astro_Christina) February 8, 2019
Koch
É a primeira vez que a tripulante americana irá para o espaço. Ela conta que recebeu muitos dos conselhos dos amigos que já estão em órbita, especialmente de McClain.
"Eu tenho treinado voos há mais de cinco anos, e estou pronta para finalmente colocar todo esse treinamento em prática, para fazer as pessoas que me formaram orgulhosas e para contribuir. Para devolver a este programa que eu desde jovem tenho uma grande consideração", disse ela ao site Space.com.
Ela nasceu em 1979, em Michigan, e entrou na Nasa em 2013. Antes, era chefe de uma estação do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica). É formada em engenharia elétrica e física pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, fez mestrado em engenharia elétrica.
Koch é especialista em técnicas e instrumentos para manter a vida no deserto. Trabalhou no Laboratório de Astrofísica de Alta Energia da Nasa, onde estudou cosmologia e astrofísica. Entre 2004 e 2007, participou do programa de pesquisa americano na Antártida.
Depois, voltou a se dedicar a instrumentos que estudam as partículas de radiação.
McClain
Anne McClain chegou à ISS em dezembro. Ela nasceu em Washington, em 1979, e entrou para a Nasa em 2013, tornando-se a astronauta mais jovem na lista da agência, com 34 anos.
É tenente-coronel do Exército dos EUA, formada em engenharia mecânica pela Academia Militar de West Point, fez mestrado em engenharia aeroespacial na Universidade de Bath, e em segurança internacional na Universidade de Bristol.
My new favorite spot! pic.twitter.com/l3ML6l1HY5
? Anne McClain (@AstroAnnimal) December 9, 2018
Tornou-se piloto do helicóptero e cumpriu 216 missões de combate durante as operações no Iraque. Também trabalhou como oficial de inteligência do esquadrão.
Além disso, é jogadora profissional de rugby. Disputou pela Women's Premiership, o nível mais alto do esporte na Inglaterra, e pela equipe feminina de rugby das mulheres dos EUA, a Women's Eagles. Em 2006, ela deixou de participar da Copa do Mundo de Rugby Feminino por seus compromissos militares. (Com EFE)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.