Topo

Obesidade aos 50 anos pode estar associada a maior risco de Alzheimer

BBC
Imagem: BBC

Nicholas Bakalar

22/09/2015 15h01

A obesidade aos cinquenta anos pode estar associada ao aumento do risco do Mal de Alzheimer entre pessoas mais jovens.

Estudos anteriores demonstraram que estar acima do peso na meia idade é fator associado ao aumento do risco de desenvolver a doença. Pesquisadores agora descobriram que esse fator também antevê a ocorrência da doença em pessoas mais jovens.

Os cientistas estudaram 1.394 pessoas com cognição normal e idade média de 60 anos e os acompanharam durante em média 14 anos. Durante o estudo, 142 participantes desenvolveram a doença.

Após o controle das variáveis idade, raça, nível de escolaridade e fatores de risco cardiovascular, os pesquisadores descobriram que, cada unidade a mais no índice de massa corporal (IMC) aos 50 anos estava associado à redução de 6,7 meses na idade de desenvolvimento da doença.

Publicado no periódico Molecular Psychiatry, o estudo também descobriu que um IMC mais alto estava associado a depósitos maiores de emaranhados neurofibrilares, detectados por necropsia, uma das características de deterioração cerebral causada pela doença.

O Dr. Madhav Thambisetty, principal autor e especialista em Neurologia do Instituto Nacional do Envelhecimento afirmou: "A idade de desenvolvimento não é tão bem estudada quanto o risco. Ao mesmo tempo em que tentamos descobrir a cura, queremos retardar o início dos sintomas. Não poderemos testar nenhuma intervenção em potencial até sabermos quais fatores aceleram esse início. Essa informação talvez seja mais importante que a busca por tratamento."