Como fãs fazem 'força-tarefa' e conseguem driblar o calor no Rock in Rio

O inverno no Rio de Janeiro pode parecer verão. Os dois primeiros dias de Rock in Rio foram marcados por temperaturas que superaram os 35ºC e baixa umidade relativa do ar.

O que aconteceu

Fãs que chegaram cedo à Cidade do Rock para garantir lugar próximo à grade do Imagine Dragons se abanavam com leques ou contavam com profissionais que jogavam jatos de água em pontos estratégicos para aliviar o calor. A ação ocorre todos os dias na fila de entrada e próximo às grades dos shows, com mais de 120 mil litros de água utilizados.

O bancário Celso Arruda, 32, organizou uma verdadeira força-tarefa: acompanhado pela esposa Jade, 30, e pelo pai, 63, levaram 15 garrafas de água — cinco para cada um, conforme o permitido.

A intenção é ficar até o final. Chegamos na abertura, às 14h. Trouxe cinco garrafas para cada um, 15 no total. O leque virou uma ferramenta essencial, peguei logo três. Distribuíram para a gente na frente do embarque do ônibus? Aqui tá marcando 32º, mas parece sensação de 40º.

Já o pai de Celso, 63, tentou se refrescar com cerveja, mas ela não estava tão gelada. "Nem muito gelada, nem muito quente. Com o calor, esquenta rápido."

Jade conta que começaram a se preparar melhor para o calor após passarem mal em 2022. "No último Rock in Rio, a gente passou mal por causa do calor. Queremos assistir de perto, mas ficamos no sol o dia todo. Tem que se hidratar e passar protetor."

Jarison Brito (à esq.) ao lado de um colega de trabalho do festival
Jarison Brito (à esq.) ao lado de um colega de trabalho do festival Imagem: Filipe Pavão/UOL

Há quem prefira se apertar na sombra criada por um poste no meio da Cidade do Rock. O ambulante Jarison Brito, 28, prestes a começar a trabalhar no festival, aproveita a pequena sombra para descansar. "A gente vende cerveja. Começamos às 16h, mas chegamos cedo e ficamos descansando antes. Viemos andando, e o sol aqui é forte. Procuramos uma sombra porque somos de SP e estamos acostumados com um friozinho."

Atilio e o sobrinho Eduardo viajaram de Cuiabá para o festival
Atilio e o sobrinho Eduardo viajaram de Cuiabá para o festival Imagem: Filipe Pavão/UOL
Continua após a publicidade

O administrador Atilio Daniel, 46, e o estudante Eduardo Villar, 17, tio e sobrinho, saíram de Cuiabá para ver o show do Imagine Dragons. Eles dizem estar acostumados com o calor e que o evento na Cidade Maravilhosa é até um alívio. "É um calor suportável. Sempre bom se hidratar para não passar mal", diz Atilio.

Comparado ao The Town, aqui está mais organizado e com distribuição de água tranquila. Estão distribuindo bastante água. No The Town, não tinha isso.

Depois de temperaturas acima dos 35ºC na sexta-feira e mais de 30ºC no sábado, o tempo deve refrescar. Segundo o Climatempo, a previsão máxima para o domingo (15), terceiro dia de festival, é de 29ºC, com possibilidade de chuvas leves.

Rock in Rio reforça alerta

Rock in Rio oferece água ao público
Rock in Rio oferece água ao público Imagem: Divulgação/Iguá

Em contato com o UOL, a assessoria do festival confirmou que reforçou o comunicado para conscientizar sobre hidratação e os pontos de sombra no evento.

Continua após a publicidade

Assessoria destacou ainda que o festival conta com diversos pontos de água potável gratuita, com 176 bebedouros, além de estações refrescantes com aspersores que borrifam água no público. Além disso, é permitida a entrada no evento com garrafas plásticas de até 500ml contendo água.

O festival, em parceria com a concessionária de saneamento Iguá, também disponibiliza "aguadeiros", profissionais que circulam em pontos estratégicos distribuindo água gelada. Já a Natura atua com mochileiros espalhados pelo gramado distribuindo protetor solar para os presentes.

Rock in Rio oferece água ao público/
Rock in Rio oferece água ao público/ Imagem: Divulgação/Iguá

Deixe seu comentário

Só para assinantes