Atração portuguesa do RiR, Carminho conheceu música BR por novelas da Globo

Carminho, 40, cruzou o oceano e trouxe o fado português ao Dia Delas do Rock in Rio, nesta sexta-feira (20). Em entrevista ao Toca, a cantora falou sobre suas referências musicais brasileiras.

Das novelas ao disco

Carminho conta que conheceu a música brasileira a partir das novelas da Globo exibidas em Portugal. Entre suas referências estão Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Comecei a ouvir as novelas da Globo. Foi essa a porta de entrada para mim. E as novelas trazem as trilhas sonoras. No início, eu pensava que elas estavam ligadas diretamente aos personagens. Eu não conseguia desassociar. Quando entendi que aqueles artistas faziam outros repertórios e tinham os seus discos, não que eu tenha deixado as novelas de lado, mas percebi que tinha que dedicar o meu tempo à música de uma forma mais intensa. Então, comecei a ouvir os discos.
Carminho

Show da portuguesa Carminho na sexta (20), o Dia Delas no Rock in Rio 2024
Show da portuguesa Carminho na sexta (20), o Dia Delas no Rock in Rio 2024 Imagem: Wes Allen

Apesar de mais artistas brasileiros cruzarem o oceano para se apresentarem nos palcos portugueses que o contrário, ela entende que o brasileiro também está interessado na música além-mar. "Há muita vontade do público brasileiro em ouvir fado ou ouvir as colaborações que faço [com artistas brasileiros]".

Há entrega, dedicação e fidelidade do público com a música e também com as decisões do artista. Eles acompanham os discos. O brasileiro é muito fiel, se entrega e se dedica. Não poderia desejar mais nada.
Carminho

Para ela, estar no Rock in Rio é a prova de que há uma conexão entre a música do Brasil e a de Portugal. "Existe a consciência de que a música faz parte de uma inspiração mútua entre a música portuguesa e a música brasileira? Sinto-me muito grata por representar essa ponte de alguma forma e, ainda mais orgulhosa, por fazer parte de um dia só de mulheres."

Ela levou ao Rock in Rio o show de seu álbum mais recente, "Portuguesa" (2023), que também será apresentado em São Paulo, neste sábado (21), em Fortaleza e Florianópolis, nos dias 22 e 25, respectivamente. "Venho para cá desde 2012. Tenho memórias incríveis dessa jornada pelo Brasil. Lembro-me de ir ao Festival de Garanhuns, de ter feito o Marco Zero, em Recife, com Naná Vasconcelos e Milton Nascimento. Uma honra"

Turnê "Portuguesa" no Brasil

  • São Paulo - 21 de setembro - Tokio Marine Hall
  • Fortaleza - 22 de setembro - Teatro Riomar
  • Florianópolis - 25 de setembro - Teatro Ademir Rosa

Deixe seu comentário

Só para assinantes