Funarte anuncia volta da Rede Música Brasil em dezembro
A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, do Ministério da Cultura, anunciou local e data oficial da retomada da Rede Música Brasil: será entre 10 e 14 de dezembro, em Fortaleza, em paralelo à realização da Feira de Música do Ceará.
A instância visa fortalecer o cenário musical brasileiro reunindo atores diversos da indústria musical. A retomada já havia sido anunciada em fevereiro.
O anúncio de data e local foi feito durante a abertura do estande do Brasil na da Worldwide Music Expo (WOMEX), em Manchester, Inglaterra, nesta quinta-feira (24).
Pela primeira vez no evento, a Funarte levou uma delegação formada por 29 agentes do setor musical para a WOMEX. A iniciativa faz parte do Funarte Brasil Conexões Internacionais, que pretende promover a música brasileira no circuito internacional e conectar produtores e artistas brasileiros aos agentes internacionais, promovendo diálogos interculturais, coproduções, intercâmbios e oportunidade de negócios.
Segundo Marighella, a Rede Música Brasil é um espaço fundamental na construção da política pública da música brasileira.
"O interesse global pelo Brasil é muito evidente e as artes cumprem um papel de diplomacia muito importante, de conexão, de vínculo", explicou a dirigente. "E a música brasileira é a arte popular, é o inconsciente coletivo brasileiro e constitui uma ofensiva sensível fundamental. A música é o modo como o Brasil se reconhece no mundo. Estar no maior mercado da música independente da Europa é abrir portas para esta conexão Brasil-mundo."
O que é a Rede Música Brasil?
A Rede Música Brasil foi formada durante a gestão de Gilberto Gil e Juca Ferreira no Ministério da Cultura e marcou um período de protagonismo da sociedade civil.
A iniciativa foi descontinuada nos últimos anos e retoma como uma das demandas do setor musical.
A Rede pretende dialogar com iniciativas em todo país, ajudando a fortalecer um sistema nacional da música, reunindo artistas, festivais, casas, selos, editoras, mídias, associações, movimentos, coletivos, produtoras em uma ampla articulação nacional e internacional.
—-
Luciano Matos viajou a convite da Funarte
Deixe seu comentário