Fafá, Liniker, Pabllo: festival Psica celebra a diversidade pan-amazônica
Com atrações internacionais, o festival Psica, um dos mais importantes da região norte, celebra, em Belém, a cultura pan-amazônica. Serão mais de 50 shows, com atrações como Liniker, Fafá de Belém, Pabllo Vittar, BaianaSystem, Rossy War e João Gomes.
Vai rolar o quê
Em edição histórica, o Psica 2024 celebra a potência da pan-amazônia e, pela primeira vez, contará com shows internacionais no lineup. Da melodia caribenha às maracas do carimbó, o festival está atento à pluralidade rítmica.
Batizada de Psica Dourado, a edição deste ano reúne mais de 50 atrações nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Entre os destaques estão shows da vencedora do Grammy Latino, Liniker; da lendária cantora paraense Fafá de Belém; da peruana Rossy War; do astro da sofrência João Gomes; do fenômeno BaianaSystem; e de feats inéditos, como Cátia de França + Amelinha.
Outras estrelas completam o lineup deste ano: a diva pop Pabllo Vittar; a rapper Duquesa, indicada ao prêmio internacional BET Awards; a icônica batalha dos bois de Parintins; e a Banda Os Brothers, potência do tecnomelody e do arrocha do Pará. Haverá ainda um encontro inédito entre Nilson Chaves e Íris da Selva, duas gerações da música popular paraense.
O Psica é um dos maiores festivais de música da região norte e um dos mais importantes do Brasil. O evento aposta no protagonismo da cultura preta e periférica da Amazônia nesta 13ª edição.
O conceito da edição 2024 faz uma analogia ao percurso do peixe "dourada", que realiza a mais longa migração de água doce do mundo. São mais de 11 mil quilômetros percorridos na imensidão da Amazônia, desde as águas da cordilheira dos Andes, no Peru, onde nasce o rio Amazonas no Brasil, até o Pará.
A dourada é essa metáfora que resume a pulsão que sempre moveu o Psica: viver profundamente as Amazônias. Essa conexão nos levou a pensar no percurso da dourada, peixe que vem dos Andes até a baía do Marajó. Então o lineup está representando muito do imaginário popular amazônico, que habita no nosso subconsciente, na nossa memória afetiva. Jeft Dias, diretor do Psica
O Psica Dourado começa na sexta, 13 de dezembro, com programação gratuita em seis palcos a céu aberto no bairro da Cidade Velha. Em seguida, o festival ocupa o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para dois dias de festa, no sábado e no domingo, 14 e 15 de dezembro.
Confira o lineup completo
- Sexta - 13/12
Djuena Tikuna & Trio Manari
Priscila Castro & Marcos Tapajós + Naieme
Cátia de França + Amelinha
Bois de Parintins + Arraial do Pavulagem
Nilson Chaves & Iris da Selva
Marisa Black
Baile da Dz7
Banda Os Brothers
Rossy War
Carabao
- Sábado - 14/12
Mestre Chico Malta & Mestre Damasceno
Mestra Cristina Sereia do Mar
Luê
BaianaSystem
Jeff Moraes
Ras Margalho
Maleïka
Duquesa
The Charque Side of The Moon
Calorosa
Th4ys
Banda Black Rio e Tony Tornado
Viviane Batidão + Zaynara
Jurandy O Rei do Tecnobrega
Ramon Sucesso
Pabllo Vittar
Larinhx
Tuyo
Super Pop
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber- Domingo - 15/12
Thays Sodré
Samaúma
Magno Roots
Manoel Cordeiro
Yago Oproprio
Daniel ADR
Tha Skatalites
Martin Blue
Trio Mocotó + Tássia Reis
Ebony
Tiana
Fafá de Belém Canta Água
Liniker
Azuliteral
Coytada
João Gomes + Don L
Brisa Flow
Boris Percus
Crocodilo
PSICA Dourado
Quando: 13 de dezembro
Onde: Cidade Velha, Belém
Entrada gratuita
Quando: 14 e 15 de dezembro
Onde: Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão
Quanto: a partir de R$ 95
Ingressos à venda pelo site da Ingresse.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.