Racionais MC's emocionam e apresentam música inédita em show em SP
Tarso Oliveira
Colaboração para Toca, em São Paulo
25/11/2024 13h00
Em noite de homenagem a personalidades negras e de celebração da carreira, os Racionais MC's emocionaram o público, na sexta (22), em show com participações de Dexter, Galo de Luta, Rael e Rincon Sapiência, que se juntou ao grupo para mostrar música inédita que estará no próximo disco do maior grupo de rap nacional de todos os tempos.
O que aconteceu
O DJ Kl Jay disse a Toca que a ideia era entregar um show temático da carreira do grupo através dos grandes sucessos. A apresentação "mágica" teve telões 3D com notícias e acontecimentos históricos que permearam épocas passadas e transportaram o público para a história do Brasil pelo olhar dos Racionais MC's.
Relacionadas
Os Racionais já são pauta na rua desde quando começaram. E, sobre o disco novo, é segredo em sete chaves, mas o público pode ter certeza de que vem sendo realizado um grande trabalho pelo grupo e pela [produtora] Boogie Naipe. Kl Jay, DJ dos Racionais MC's
Com uma estrutura de palco cinematográfica, o grupo promoveu mais uma apresentação emblemática, com imagens 3D no telão e trocas de figurino, que ilustram a mudança de abordagem musical durante a sua carreira. No primeiro momento do show, apareceram sucessos dos primeiros trabalhos, como "Pânico na Zona Sul", gravado em 1990, no disco "Holocausto Urbano", "Negro Limitado", do disco "Escolha Seu Caminho", de 1992, e "Homem na Estrada/Fim de Semana no Parque", presente no clássico "Raio X do Brasil".
O próprio Mano Brown já destacou em entrevistas que foi com "Raio X do Brasil" que o grupo realmente atingiu a periferia em uma maior amplitude. O figurino foi representado por peças de roupas do time de baseball Raiders, muito utilizadas por grupos como NWA e Public Enemy, o que é visto como grande referencial para o grupo, principalmente no início da carreira.
A gente fica muito lisonjeado que o nosso trabalho está sendo utilizado como leitura obrigatória em vestibular e referência de pesquisa nas universidades. Mas a gente acredita que os Racionais MC's solidificaram o seu trabalho na rua! Kl Jay
Celebrando a época do grande clássico da música brasileira, o disco "Sobrevivendo no Inferno", lançado em 1997 —que é leitura obrigatória no vestibular em território nacional—, o destaque ficou para a apresentação da música "Diário de um Detento".
O cantor Dexter, que é considerado o quinto elemento o grupo, participou da faixa. Ele reforçou toda a potência da narrativa que a letra sempre nos trouxe, desde o lançamento, junto com jogo de imagens do telão que davam a impressão ao público de que eles realmente estavam saindo da detenção do Carandiru para o palco e retratando a realidade pelo viés do compositor Mano Brown, em parceria com o escritor e também ex-vítima do Massacre do Carandiru, que aconteceu em 1992.
Na segunda parte do show, o grupo mostra ao público a construção do disco "Nada Como o Dia após o Outro Dia". Mano Brown já disse que foi o disco que mais mostrou a realidade da periferia e que mais se conectou com ela, ao invés de separar, que, na opinião dele, aconteceu no disco anterior. Durante a mudança de espírito do show, o trecho da apresentação teve a encenação de atores tendo a sua liberdade da prisão e buscando a paz de espírito junto com a sua família.
Na última parte da apresentação, o grupo mostrou as canções de seu último disco, intitulado "Cores & Valores". Ice Blue, durante a apresentação, comentou que esse trabalho é o projeto mais incompreendido pelo público, pois já era um disco que mostrava a vertente do trap bem aflorada e superbem produzida. Nesse momento, o figurino ganha cor preta e laranja, em referências à comunidade Vila Fundão, localizada na zona sul de São Paulo.
Com a participação dos artistas Rael e Rincon Sapiência, os Racionais apresentaram uma música inédita. O público foi ao delírio com essa performance inesperada.
O grupo terá mais uma apresentação, no dia 29/11. Ela terá transmissão ao vivo feita pelo canal Podpah, um dos maiores do Youtube do Brasil e do mundo, finalizando o evento da Boogie Week que teve seu ínício no dia 20 de novembro, no feriado da Consciência Negra.