Não foi só com Frejat: veja outros grandes artistas que tiveram som cortado

No sábado (23), Frejat se juntou a um "clube" que também tem como "sócios" Bruce Springsteen e Paul McCartney, The Cure, Foo Fighters, Lana Del Rey, Guns N' Roses, Jorge Ben Jor e MC Luanna. Esses cantores e bandas também passaram, em algum momento da carreira, pelo constrangimento de terem o som de seus shows desligados antes que pudessem encerrar as suas apresentações.

O que aconteceu

Atração de abertura do shows de Lenny Kravitz, no sábado (23), em São Paulo, Frejat teve o som de sua banda desligado às 20h30 em ponto. Com início às 19h30, o ex-guitarrista e vocalista do Barão Vermelho não conseguiu encerrar a apresentação. Ele cantava naquele momento "Pro Dia Nascer Feliz", um dos seus maiores sucessos.

O cantor compartilhou uma nota em suas redes sociais após o ocorrido. "Indignado com o desrespeito que sofri ontem no fim do meu show de abertura da apresentação de Lenny Kravitz no Allianz."

O fato é que ter o som cortado antes de terminar um show não é algo tão anormal e não acontece só no Brasil. Os motivos, quase sempre, têm a ver com não respeitar os horários estipulados para os shows.

Frejat canta antes de apresentação de Lenny Kravitz na noite de sábado (23), no Allianz Parque, em São Paulo
Frejat canta antes de apresentação de Lenny Kravitz na noite de sábado (23), no Allianz Parque, em São Paulo Imagem: flashbang/30e

Foi o que aconteceu em 2012, em um show de Bruce Springsteen, no Hyde Park, em Londres, enquanto ele dividia o palco com ninguém menos que Paul McCartney! Depois de mais de três horas de música, os organizadores da apresentação decidiram cortar os microfones. E eles nem puderam se dirigir ao público para se despedirem.

Bruce Springsteen se apresenta no Hard Rock Calling, no Hyde Park, em 2012
Bruce Springsteen se apresenta no Hard Rock Calling, no Hyde Park, em 2012 Imagem: Rune Hellestad/Corbis

Segundo a organização, o concerto no Hyde Park ultrapassou a duração permitida e com isso infringiu a lei do silêncio. Ambos deixaram o palco depois de tocarem dois hits dos Beatles, "I Saw Her Standing There" e "Twist and Shout".

Continua após a publicidade

Axl Rose e sua banda, Guns N' Roses, também foram vítimas do som cortado, em 2010, no festival de Reading, na Inglaterra. Com a apresentação programada para acabar às 23h30, a banda permaneceu no palco até pouco antes de meia-noite, quando tudo foi desligado.

Axel Rose, do Guns N Roses, ao vivo no palco do Reading Festival em 27 de agosto de 2010
Axel Rose, do Guns N Roses, ao vivo no palco do Reading Festival em 27 de agosto de 2010 Imagem: Will Ireland/Getty Images

O festival de Reading, aliás, tem a fama de tomar esse tipo de atitude, como também aconteceu com Lana Del Rey, em 2024. O microfone da cantora foi desligado quando faltavam apenas cinco minutos para sua apresentação terminar.

Lana Del Rey se apresenta durante o segundo dia do Reading Festival 2024, na Inglaterra
Lana Del Rey se apresenta durante o segundo dia do Reading Festival 2024, na Inglaterra Imagem: Joseph Okpako/Getty Images

Lana era a atração principal do Reading Ela passou os últimos cinco minutos de seu tempo no palco assistindo à queima de fogos de artifício que encerrou aquela noite no festival.

Mas não é só na Inglaterra que a organização de festivais desrespeitam artistas que desrespeitam os horários estipulados para shows. No festival BottleRock, que rola todo ano na Califórnia (EUA), o fato já se repetiu por duas vezes!

Continua após a publicidade

Em 2014, o The Cure foi a atração principal do BottleRock Festival; a banda, famosa por seus longos shows, não conseguiu respeitar as 2h30 reservadas para a apresentação. E, enquanto Robert Smith prosseguia com "Why Can't I Be You?", a 34ª música da noite, os organizadores do festival simplesmente desligaram tudo e acabaram com a alegria dos fãs.

Robert Smith, do The Cure, se apresenta durante o BottleRock Music Festival 2014, em Napa, Califórnia
Robert Smith, do The Cure, se apresenta durante o BottleRock Music Festival 2014, em Napa, Califórnia Imagem: C Flanigan/FilmMagic

O mesmo aconteceu com o Foo Fighters na edição 2017 desse mesmo festival californiano que mistura rock e vinho. A banda tocou uma série de hits e, quando chegou à última canção, "Everlong", a organização do evento teve que cortar o som por conta de uma lei local que determina horário para silêncio. O engraçado é que a banda continuou tocando, pois não percebeu que o som para a plateia foi cortado.

Foo Fighters durante show no festival BottleRock 2017, na Califórnia
Foo Fighters durante show no festival BottleRock 2017, na Califórnia Imagem: Fiona Goodall/Getty Images

No Brasil

Cantor famoso por fazer shows sem limite de tempo, Jorge Ben Jor foi vítima do desligamento de som em 2023, no festival Mita. O público estava animado quando a última música foi cortada pela produção.

Continua após a publicidade

Ben Jor ia começar a cantar "Ponta de Lança Africano (Umabarauma)" quando o som parou, mesmo com a plateia pedindo que continuasse. A banda seguiu no palco, tocando, ele cantando no microfone mudo e a plateia ajudando.

Jorge Ben Jor durante show no festival Mita 2023
Jorge Ben Jor durante show no festival Mita 2023 Imagem: Divulgação

Segundo a organização do evento, houve falha de comunicação, e ele excedeu o tempo limite. Isso teria sido avisado para a sua produção. Ben Jor ainda fez uma espécie de discurso, mas não foi possível ouvir.

MC Luanna no show que foi interrompido no Lollapalooza
MC Luanna no show que foi interrompido no Lollapalooza Imagem: Camila Cara/Divulgação

No início de 2024, o show de MC Luanna foi interrompido no Lollapalooza. A equipe da artista afirmou que o festival decidiu cortar a apresentação sem dar explicações.

O show da estreante no LollaBR começou com 20 minutos de atraso e foi interrompido após cerca de 20 minutos. "Por problemas técnicos do próprio evento — eles mesmos atrasaram o início do nosso show —, simplesmente cortaram tudo sem dar explicações para nossa equipe", lamentou Luanna na época.

Deixe seu comentário

Só para assinantes