Topo

Festival Nas Batalhas: Resistência, Diversidade e Danças Urbanas no Sesc SP

Festival Nas Batalhas - Geral Imagem: Edi Oliveira

Da Redação TOCA

31/12/2024 09h21

O universo das danças urbanas toma conta de quatro unidades do Sesc São Paulo durante o mês de janeiro com o Festival Nas Batalhas, parte da programação do Sesc Verão 2025. O evento, que é gratuito, promete celebrar a resistência e a diversidade das culturas afro-diaspóricas, com uma agenda rica em oficinas, batalhas de dança, jams, rodas de conversa e apresentações artísticas.

Idealizado pela produtora cultural Jade Lyrio e pelo pesquisador em danças urbanas e negras Eduardo Dialético, o festival reforça o papel transformador da cultura hip hop e suas expressões artísticas como ferramenta de inclusão social e protagonismo de corpos marginalizados.

Relacionadas

"A cultura Hip Hop nasceu como um movimento de resistência nas periferias e, mesmo com sua ascensão global, é essencial relembrar suas raízes. O Nas Batalhas celebra essa força transformadora, destacando a diversidade e o protagonismo de corpos historicamente marginalizados", afirmam os idealizadores.

Destaques da programação

Sesc Belenzinho - 4 de janeiro O pontapé inicial será no Sesc Belenzinho, com uma oficina de Krump conduzida por Ronaldo SnoBrock, seguida por batalhas All Style em duplas e o Baile do DJ Alex Luxury, reconhecido por misturar black music e afrobeats.

Sesc Guarulhos - 11 de janeiro A programação segue no Sesc Guarulhos, com jams e showcases de breaking, promovendo interação entre dançarinos e público.

Sesc Paulista - 12 de janeiro Na icônica Avenida Paulista, o destaque é a Cypher da Diversidade, com categorias como Mulheres Plurais, Masculinidades Diversas, e a inclusão de pessoas acima de 60 anos e PCD.

Sesc Itaquera - 19 de janeiro Encerrando o festival, o Sesc Itaquera recebe uma aula aberta com Tiago Reis, além de batalhas dedicadas a crianças e adolescentes e uma roda de conversa voltada para educadores.

Artistas que embalam o festival

Além de DJ Alex Luxury, o evento conta com a participação de nomes como Raquel Cabaneco, bailarina que já trabalhou com grandes estrelas da música e será jurada das batalhas All Style; Bboy Chileno, precursor do hip hop no Brasil e destaque na Cypher da Diversidade; e Helena Black, drag queen que assume o papel de mestra de cerimônias, agregando ainda mais representatividade ao evento.

O repertório musical traz um mergulho nos ritmos do hip hop, funk, soul e disco, reforçando a conexão entre resistência, expressão e pertencimento.

Serviço:

  • Sesc Belenzinho - Data: 4 de janeiro. Horário: 14h às 18h. Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - São Paulo

  • Sesc Guarulhos - Data: 11 de janeiro. Horário: 16h às 17h30. Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200 - Guarulhos

  • Sesc Paulista - Data: 12 de janeiro- Horário: 16h30 às 18h30. Endereço: Avenida Paulista, 119 - São Paulo

  • Sesc Itaquera - Data: 19 de janeiro. Horário: 13h às 17h. Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - São Paulo

Entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Festival Nas Batalhas: Resistência, Diversidade e Danças Urbanas no Sesc SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas