Por mais conforto e autoestima, elas contam por que usar a peça deixou de fazer sentido na pandemia
Por Júlia Flores
Adeus ou até logo?
O alívio de soltar o sutiã ao chegar em casa denuncia que ele ocupa um espaço de obrigação social na vida das mulheres. No isolamento e longe de olhares alheios, algumas aproveitaram para abrir mão da peça de vez. Conversamos com quatro delas, donas de seios de tamanhos variados, para entender a decisão.
"Usava sutiã com bojo para ficar peituda"
A publicitária Rayssa Gimenes, 27, conta que usava versões com enchimento para aumentar os seios. Na ano que passou, doou todas elas e aceitou o próprio corpo como ele é.
Arquivo Pessoal
Quando abandonei as lingeries na pandemia, lembro de ter medo de ir ao mercado e ficar com o 'farol aceso'. Hoje, eu penso: 'E daí? Mamilos são assim mesmo!'
Rayssa Gimenes, 27 anos, publicitária
Arquivo pessoal
Sem amarras
A gerente de negócios Thais Rodrigues, 32, enfrentava dificuldades para encontrar peças no manequim 46. Os sutiãs ficavam folgados nas costas ou apertados no busto. Em quarentena, trocou de vez por tops, croppeds e regatas.
Arquivo pessoal
No início, tinha a sensação de estar desprotegida, mas acostumei. Quando a pandemia acabar, só usarei sutiãs em momentos que eu julgar muito necessários.
Thais Rodrigues, 32 anos, gerente de negócios
Arquivo pessoal
Peito caído, sim. Qual é o problema?
A psicóloga Gabriela Menezes, 30, pensava em abandonar a peça desde quando parou de amamentar o filho, há dois anos. Conseguiu concretizar o desejo e prioriza as blusas que não exigem o uso de lingerie.
Arquivo pessoal
Meus peitos são grandes e caídos, só que não pesam tanto e não sinto dor. O sutiã incomodava mais do que proporcionava alívio.
Gabriela Menezes, de 30 anos, psicóloga e influencer
Arquivo Pessoal
Só de vez em quando
A DJ e produtora de conteúdo digital Ju De Paulla, 33, lamenta não ter a sorte de Gabi. "Se fico sem sutiã por muito tempo, sinto dor nas costas", explica. Na pandemia, porém, relata que reduziu o uso.
Arquivo pessoal
Todos os seios são bonitos e devemos usar o que nos deixa confortáveis. No futuro, usarei a peça apenas nos dias de compromissos longos
Ju De Paulla, 33 anos, DJ e influenciadora digital
Arquivo pessoal
"Não penso em nunca mais usar"
Jennifer Ayallem tem 133 cm de busto e encontrar um sutiã confortável sempre foi um dilema em sua vida. Durante o isolamento, ela experimentou trocar lingeries por tops e adorou o resultado
Arquivo pessoal
Hoje prefiro o uso de tops ou faixas, mas ainda não me sinto segura de ir trabalhar sem um acessório para sustentar meus seios. Eu não penso em nunca mais usar um sutiã, pretendo apenas reduzir o uso
Jennifer Ayallem, 25 anos, maquiadora e penteadista