Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Macaco se masturba? Sim e com sex toys - e alguns ainda são não monogâmicos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em um artigo publicado recentemente na Revista Ethology, pesquisadores relataram que algumas espécies de macacos, habilidosos na utilização de pedras para encontrar e 'preparar' alimentos, também as usam para autoestimulação.
Frequentemente batem pedras em torno dos seus genitais, provocando excitação. Uma masturbação autodirigida com auxílio de ferramentas - ou seja - pedras são uma espécie de sex toys de macacos - ao menos para os de cauda longa que vivem dentro ou perto do santuário da Floresta de Macacos Sagrados em Ubud, Indonésia.
Foram observadas as ações de manipulação de pedras de 173 macacos dessa espécie. Assim como acontece com humanos - a observação é minha, não dos pesquisadores - os machos jovens se envolviam mais na atividade de tocar e esfregar os genitais, em comparação aos adultos, e eram mais propensos a se envolverem em situações de tensão sexual com outros "coleguinhas" da mesma idade. Não há como afirmar e 'medir' a sensação de prazer, mas não foram observadas vocalizações de dor, como quando, por exemplo, eles se machucam ou sofrem agressões.
Sob o ponto de vista evolutivo da espécie humana, as heranças genéticas, transmitidas ao longo de gerações, estão a serviço de aumentar a sobrevivência da espécie e o sucesso reprodutivo. Os estudos com primatas, nossos 'primos' do reino animal, podem auxiliar na compreensão de outros comportamentos sexuais, mais ligados ao prazer, que são tipicamente observados em humanos devido a maior complexidade de nosso cérebro e que muito provavelmente são derivados da seleção sexual.
É clássica, por exemplo, a divulgação do comportamento sexual dos macacos bonobos, que parecem usar o sexo de maneira bastante lúdica, a fim de extravasar tensão sexual, pelas pessoas que reivindicam maior liberdade nesse campo.
Os Bonobos fazem sexo com frequência, sem intenção reprodutiva, com vários 'parceiros' diferentes, inclusive do mesmo sexo biológico. Seu comportamento não monogâmico é frequentemente usado para comparar como a espécie humana fora trancafiada em regras culturais. No entanto, é importante reforçar que qualquer comparação simplista nesse campo é leviana. Os seres humanos desenvolveram uma cultura complexa e a nossa sexualidade é atravessada por construções sociais, assim como influenciada por aspectos evolutivos.
Podemos dizer então que a pedra é o sex toy mais primitivo, a ferramenta antecessora do primeiro vibrador conhecido e patenteado no século 19? Quem sabe....mas sugiro que façamos uso da maravilhosa evolução tecnlógica para nos divertirmos nesse campo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.