Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
De 'orgasmo milagroso' a tráfico sexual: caso da OneTaste está na Netflix
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O documentário "Orgasmos à Venda: O Lado Sombrio da OneTaste", disponível na Netflix, revela como uma mulher que a priori parece preocupada com o bem-estar sexual feminino se transforma em uma espécie de guru do orgasmo —e fica milionária vendendo cursos e vivências sexuais.
A produção acompanha a queda da empresa de bem-estar sexual fundada no início dos anos 2000 e que prometia "iluminação espiritual e comunidade por meio de orgasmos femininos de 15 minutos". Cheia de práticas controversas, a OneTaste e seu serviço 'milagroso' e polêmico acabou virando alvo de alegações de prostituição e tráfico sexual.
Como todo "mestre" que se preze, Nicole Daedone, idealizadora do OneTaste, é carismática e convincente, conta uma história de trevas e superação como muitos de sua "espécie", deixando aqueles que a veneram sentindo-se assim, mais encantados, e consequentemente mais vulneráveis.
Em uma de suas explanações, é revoltante como ela trata a violência sexual contra as mulheres: "Eu tenho uma história e não sou vítima, o problema da narrativa da vítima é que ela tira o seu poder. Se quiserem saber a verdadeira forma de evitar um estupro, basta se excitar completamente. Aí não vai ter o que estuprar o trauma é algo preso no corpo, que precisa ser liberado: pratique meditação orgástica" - e é claro que ela sabe o caminho: compre um curso da OneTaste e encontre a tal libertação.
Não há nada mais doloroso, para alguém que sofre, se perceber incapaz de curar suas chagas com os caminhos que muitos gurus oferecem. Toda a responsabilidade pelo sofrimento recai sobre a própria pessoa ou porque não se abriu o suficiente, não se entregou o suficiente, não tem fé o suficiente, não derrubou as suas defesas.
Embora o sexo possa ser porta de entrada para um caminho de maior liberdade, alegria e satisfação, ele também atravessa o psiquismo em terrenos sombrios. Poder, dominação, submissão, humilhação: nem todas as pessoas desejam e conseguem experimentar essas sensações dentro dos cercames do consentimento entre os envolvidos.
O documentário da OneTaste mostra como as estratégias de venda de cursos, incluíam a percepção das fragilidades individuais, manipulando-as com promessas de cura, através do aprendizado de meditação orgástica.
Algumas pessoas relataram que, durante os processos orientados pela equipe de Nicole Daedone da OneTaste, sofreram experiências dolorosas e angustiantes. Os depoimentos estão no documentário. E importante lembrar que são muitos os gurus espirituais que estiveram envolvidos em escândalos de abuso emocional e violência sexual.
Uma experiência sexual pode ser vivida por alguém com prazer, enquanto para outra pessoa pode ser sentida como violação. Para muitos, o sexo não é só a entrega do corpo, mas também da alma. Alguém mais vulnerável, com queixas sexuais profundas e conflituosas, em mãos irresponsáveis e inadequadas, pode ter seus conflitos maximizados - de maneira irreversível.
Reforço que a autonomia sexual não se constrói exclusivamente nessas vivências, menos ainda em 7 passos descritos em livros de autoajuda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.