Topo

Ana Canosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Verão, sol e tesão: libido realmente aumenta na estação mais quente do ano?

Há vários motivos para que a libido sexual aumente no verão, que vão desde a luz natural liberando hormônios a mais pele à mostra - Leandro Navarro/Unsplash
Há vários motivos para que a libido sexual aumente no verão, que vão desde a luz natural liberando hormônios a mais pele à mostra Imagem: Leandro Navarro/Unsplash

Colunista de Universa

03/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alguns estudos indicam que a luz natural altera a regulação do sistema endócrino, e a liberação dos hormônios sexuais é maior. Isso provoca não só aumento da libido e da motivação para o sexo como também maior predisposição à paixão romântica —que talvez "não suba a serra", segundo aquele velho ditado, mas que pode garantir algumas gostosas emoções de veraneio.

Segundo dados do Censo do Sexo, pesquisa da sextech Pantynova, 26% dos brasileiros entrevistados afirmaram sentir mais desejo sexual durante a atual estação do ano. É possível que o fator suor seja também um fomentador da libido: os feromônios —substâncias químicas secretadas por uma espécie a fim de se comunicar com outra— também fazem seu papel na atratividade sexual humana. Como tendemos a suar mais no calor, isso gera um certo frisson bioquímico, mesmo que você não perceba.

Eu tinha uma colega ginecologista que dizia ser um sacrilégio ficar lavando a vulva em excesso diariamente, pois o cheirinho natural ia para o beleléu, diminuindo um tantinho a atratividade instintiva para o sexo, já que os feromônios também estão presentes nos genitais. Pior ainda passar desodorante vaginal, sabonete íntimo com cheiro, que prometem ajudar, mas no final das contas agem como verdadeiros repelentes.

Mas nós estamos falando dos exageros, preciso ressaltar, porque falta noção para grande parte do povo brasileiro —em especial aos homens, que não foram tão condicionados à higiene íntima como nós e que são capazes de não higienizar direito seu pênis depois de um dia inteiro de trabalho e ainda oferecê-lo, sem dó nem piedade, para que alguém lhe faça um oral. Ainda mais no verão. Não precisa lustrar, mas é de bom tom, nessas horas, passar uma água, nem que seja na pia.

Mas não acredito que o fenômeno do aumento libidinoso seja só hormonal. O verão é celebrado como uma época que convida aos happy hours, a prática de esportes ao ar livre, passeios, mergulhos na água, há um clima de alegria no ar, tornando as pessoas mais abertas a conexões. Dias de sol e tempo aquecido sugerem o uso de menos roupas, o que também pode tornar os corpos mais atraentes sexualmente.

Além disso, o fato de muitas pessoas tirarem férias no verão pode favorecer a diminuição dos estressores cotidianos, dando espaço para a libido se manifestar. Especialmente passar uns dias com a natureza ao redor, pode mobilizar nossos instintos sexuais.

Quando o pessoal anda desmotivado, eu justamente sugiro essa pausa: amada, vai viajar, vai para o campo e observa os bichos se lambendo e transando., coloca o pé na grama, toma banho de chuva, caminha, pega sol, energiza esse corpo, tira uma soneca depois do almoço. Aproveite o verão! Garanto que o tesão vai aparecer.