Uma oração de Maya Angelou para este começo de ano
Que tal começar o ano trazendo para esta coluna algo que faço e vocês gostam muito nas outras redes em que atuo? Que tal começar 2021 com um #XonganiIndica e compartilhar aquilo que você vai gostar de conhecer?
Chega de navegar por horas nos streamings sem saber que filme escolher, ir até a livraria, ver aquela infinidade de livros e não saber o que comprar, ou se deparar com aquele monte de vídeos, músicas e podcasts e não saber onde dar o play.
Na minha primeira coluna do ano, vou indicar três versões da mesma pessoa que eu quero MUITO que vocês conheçam. Uma pessoa que eu não sei como vivi 32 anos da minha vida sem conhecer com mais profundidade: Maya Angelou.
Maya, que teve sua passagem em 2014, foi uma mulher contemporânea nossa, uma coisa que adoro, aliás. Conhecer personalidades que viveram e vivem no mesmo tempo que eu. Mulher preta, escura, que foi uma infinidade de coisas, super multifacetada. Cantora, jornalista, dançarina, poeta, escritora e uma série de coisas. Maravilhosa!
Vamos começar por um livro que eu amo demais? "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola": nessa obra, ela traz muito sobre suas memórias, da infância até o início da adolescência. Tem muitas lições pra você levar pra sua vida, muitas formas de sobrevivência, muitos mecanismos de superação. É a Maya falando no seu ouvido sobre o que fazer em vários momentos da sua vida. Além disso, nesse livro, ela elabora muito sobre colorismo, um assunto de que acho importantíssimo falar.
Se você prefere assistir a ler, tá tudo certo também. Tem um documentário maravilhoso chamado "Maya Angelou, e ainda resisto", que você encontra na internet (aliás, Netflix, traz de volta por favorzinho!). São 113 minutos de Maya Angelou contando sua espetacular vida profissional, que é um escândalo, porque ela foi tudo nessa vida. Tudo mesmo. Vale muito a pena.
E, pra terminar, quero indicar Maya Angelou em podcast pra quem é mais de ouvir que ler e assistir. Tem um podcast chama "respiro", que traz trechos de livros e outros textos da literatura mundial, referências mesmo. Um dos episódios traz vários poemas dela, entre eles o mais famoso, que inclusive vou estampar no meu quarto e dá nome ao episódio, que é o "Eu me levanto", uma oração que, se você não conhece, precisa conhecer pra ontem.
Você não pode continuar sua vida sem conhecer Maya Angelou e esse comecinho de ano é um ótimo momento pra isso. Um presente da vida pra mim e pra você. Corre lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.