Topo

Cris Guterres

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ambiciosa, sim: por que a mulher se envergonha de querer ser bem-sucedida?

Colunista de Universa

11/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quero te fazer uma pergunta: você é uma mulher ambiciosa? Tem coragem de responder com um "sim" direto, seco e esfregar na cara do patriarcado o sabor da sua liberdade?

Se não conseguir, tudo bem, te entendo. Você pode não ser ambiciosa, pois nem todo ser humano é. Ou você pode estar de mãos dadas com muitas mulheres que têm medo de se assumirem ambiciosas, pois foram ensinadas de que mulher assim é, na verdade, interesseira.

Vamos procurar no dicionário: ambicioso significa "que é corajoso; arrojado, ousado, destemido".

Então porque você se sente incomodada de se declarar ambiciosa?

Ah, o patriarcado. Ele criou uma disparidade de impressão sobre ambição. Se falamos que uma mulher é ambiciosa, logo a ideia associada é de que ela seja interesseira, egoísta, sem escrúpulos. Já os homens ambiciosos são vistos como líderes, homens de sucesso.

Na verdade, uma mulher ambiciosa é alguém com objetivos bem definidos e um foco estabelecido na realização de seus desejos. Numa sociedade onde homens e mulheres são julgados com réguas diferentes, é muito desafiador ser esta que não abre mão de seus desejos só para ser bem vista.

Mulheres livres não são queridas o tempo todo, são muito criticadas e pouco amadas. Não à toa o cinema e as novelas retratam, inúmeras vezes, essa personagem bem-sucedida no trabalho como solitária e malvada.

Pesquisas mostram que os homens tendem a evitar parceiras que demonstrem características associadas a ambição. Isso porque nós não criamos homens para se casarem com mulheres bem-sucedidas profissionalmente e com bons salários. Criamos homens que só sabem construir uma narrativa de poder a partir da submissão da companheira.

Se você tem sucesso profissional e é heterosexual, já deve ter ouvido de um homem aquele papinho furado de que "você é demais para mim".

Nós até ensinamos para as nossas meninas que elas tenham ambição, mas dizemos para que não tenham muita e que abra, mão delas para priorizar um casamento e filhos. Pois também mentimos pra elas dizendo que ter um bom marido e filhos é o mais importante que ela pode querer.

Você não precisa ter medo de realizar seus desejos, de correr atrás dos seus sonhos, de buscar uma boa colocação profissional. Não tenha medo da ambição: tê-la é o mesmo que acreditar no seu potencial, na sua capacidade. Ambição, na verdade, é uma virtude, vai te ajudar a libertar seus desejos.