Topo

Cris Guterres

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Velha demais pra isso': o que você já deixou de fazer por causa da idade?

Colunista de Universa

15/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vestir uma roupa? Frequentar uma casa noturna ou um barzinho? Começar um relacionamento com um parceiro mais novo? Mudar de emprego? Usar maquiagem? Estudar?

Esta semana, viralizou um vídeo onde três jovens universitárias da Faculdade Unisagrados, de Bauru (SP), caçoavam de uma das colegas da sala com mais de 40 anos. Esse episódio lastimável nos trouxe a possibilidade de discutir etarismo, a discriminação relacionada a idade de uma pessoa.

As garotas deram risada da caloura Patrícia Linhares que, aos 44 anos, está cursando biomedicina. Nas imagens, vemos uma das meninas ironizar: "Gente, quizz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?". Na sequência, outra responde: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". "Realmente", concorda a terceira.

Os apontamentos que definem a forma como as pessoas mais velhas devem agir, principalmente as mulheres, estão distribuídos aos montes em nossa sociedade. Você já se perguntou por que nós somos, por exemplo, incentivadas a esconder a idade?

Com frequência recebo parabéns por parecer mais nova do que realmente sou. Mas afinal, que cara eu deveria ter aos 40 anos? Neste caso, as felicitações demonstram que ainda estamos numa sociedade onde o envelhecimento é visto como feio, quando, na verdade, deveria ser visto como natural.

Quando questionadas, as jovens alegaram ser só uma brincadeira. Ok, mas brincadeira para quem? O etarismo afeta o psicológico de quem sofre esse tipo de violência. Sim, o etarismo é uma violência, e não adianta tentar justificar que foi uma brincadeira, pois enquanto você ri, a vítima sofre as consequências drásticas do seu preconceito disfarçado de piada.

No caso da Patrícia Linhares, estamos diante de uma mulher que não teve oportunidade de estudar quando jovem e que não está poupando esforços para realizar seu sonho. Quem determinou que existe idade certa para estudar? Quem determinou que só jovens podem realizar sonhos profissionais?

As três jovens são limitadas por acreditarem que o mundo gira em torno da beleza e da juventude delas. Parecem não pensar que o tempo passará para elas também. Embora a ciência e a indústria de cosméticos prometam a juventude a qualquer preço, não é possível ser jovem para sempre.

Deixa eu contar para vocês que Viola Davis, uma das poucas artistas a ganhar os principais prêmios da música, da televisão, do cinema e do teatro atuou em seu primeiro papel relevante em um filme aos 43 anos. Palmirinha se tornou apresentadora de TV aos 63, e a Michelle Yeoh acabou de levar o Oscar de melhor atriz aos 60 anos.

A melhor resposta que a gente pode dar a essas jovens —além da jurídica, pois preconceito por causa de idade é crime—, é lhes contar o que nós fizemos pela primeira vez com mais de 40 anos e que o mundo acha que é uma vergonha, mas nós achamos que é liberdade.

Me conta aqui nos comentários e assiste o vídeo para saber a minha resposta. Garanto que você vai gostar da minha revelação.