Topo

Cris Guterres

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atriz é criticada por usar vestido transparente: existe roupa de mãe?

Colunista de Universa

12/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Minha pergunta de hoje para você é: existe roupa adequada para uma mãe? Antes mesmo de saber sua resposta, quero aproveitar um acontecimento na gringa pra conversar contigo sobre este assunto e sobre as diferentes expectativas que se tem de uma mãe de um pai em relação a roupa e comportamento.

Há poucos dias, a atriz americana Keke Palmer, estrela do aclamado filme "Não, Não Olhe", foi ao show do cantor Usher usando um vestido transparente. Um vídeo dela dançando com ele viralizou nas redes sociais e causou uma reação desproporcional do namorado, Darius Jackson. Os dois tiveram um bebê recentemente: o pequeno Leodis, de cinco meses, é o primeiro filho do casal.

Darius repostou, em sua conta no Twitter, o vídeo de Keke e Usher dançando com a seguinte frase: "É essa roupa... Você é uma mãe". Pois bem, Darius expôs publicamente a companheira. E não parou por aí. Ao perceber que foi rechaçado e criticado por seu tweet machista, postou um outro com o seguinte texto: "Vivemos em uma geração em que um homem de família não quer que a esposa e mãe de seus filhos mostre a bunda para agradar aos outros. E ele ouve o quanto é um inimigo. Tenho padrões e moral para o que eu acredito".

Keke não disse nada sobre os tweets de Darius especificamente, mas postou muitas fotos com a roupa em suas redes sociais e fez muitos elogios a Usher. Além de tentar humilhar publicamente a companheira, Darius protagonizou cenas ridículas de uma tentativa de controle a parceira, alegando moralidade e bons costumes.

Nós já estamos acostumadas a presenciar esse comportamento masculino. Se isso não aconteceu na sua casa, certamente já aconteceu com uma amiga que te contou. Ou você mesma é a mulher que costuma julgar outras mães pelo que vestem.

Muitos esperam que as mães se vistam de maneira "adequada" e "respeitável", com roupas conservadoras e discretas. Há uma ideia de que as mães devem transmitir uma imagem de seriedade e modéstia. Só que isso não se aplica aos homens. O namorado da Keke que cobrou dela uma "vestimenta decente" diante de milhões de pessoas exibia fotos de cueca em suas redes. Será que ele esqueceu que é um pai?

Se um pai leva o filho à escola com roupa de academia ele é um homem dedicado à família, não mede esforços para encontrar um tempo para os filhos. Já uma mãe com roupa de academia levando o filho para escola pode ser exposta até mesmo por outras mulheres nas redes sociais e ter sua imagem e sua maternidade questionadas e desvalorizadas. Um pai sem camisa em fotos com os amigos nas redes é só um homem se divertindo, mas uma mãe de biquíni nas redes numa viagem com as amigas e sem os filhos é desnaturada.

O que muitas mulheres querem é se sentir confiantes e se adaptarem às suas próprias preferências de moda, sem serem julgadas ou limitadas por estereótipos. Esperar que a gente abra mão de nossas próprias necessidades e interesses em favor dos filhos é continuar insistindo que a maternidade é pura e romântica. Não. Acorda, menina! Tem muito pouco de romantismo. O que tem é um monte de desafios que só pesam nas nossas costas como a pressão de colocar a maternidade em primeiro lugar, deixando de lado nossa carreira ou nossos hobbies.

Se você é mulher e está sendo humilhada por seu companheiro ou companheira em razão das roupas que está vestindo, pode, inclusive, estar sendo vítima de violência psicológica. Caso esteja sendo intimidada por vizinhos ou qualquer outra pessoa em razão de sua vestimenta, pode estar sendo vítima de crime de injúria. Em ambos os casos, procure a delegacia de polícia mais próxima munida de provas, como post em redes sociais, mensagens de WhatsApp, bilhetes ou filmagens de câmeras de condomínio. O seu intimidador pode ser processado criminalmente e ainda responder civilmente pagando indenização por danos morais.

A única roupa que uma mãe deve evitar é aquela que a deixa desconfortável. É você, mãe, que define qual é a sua roupa. E mais ninguém.

Me conta aqui nos comentários se você já passou por esta situação e como lidou com isso.