Topo

Madama Brona

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Geração Plutão em Escorpião: mergulhos profundos, porém seguros

Pessoas nascidas de 1983 a 1995 carregam Plutão em Escorpião - Frederick Filix
Pessoas nascidas de 1983 a 1995 carregam Plutão em Escorpião Imagem: Frederick Filix

Colunista de Universa

07/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje quero falar sobre a geração Plutão em Escorpião, aquela nascida de 1983 a 1995. Plutão é o planeta que traz consigo, do ponto de vista astrológico, o arquétipo de morte, renascimento e transformação. Traduz, assim, o movimento de mudanças radicais e profundas da vida, além de falar da nossa necessidade de enxergar as coisas como elas são e botar o dedo na ferida.

É de Plutão o desejo de transformar, mas sabemos que fazer mudanças reais é algo desconfortável. Eu, como taurina que sou (e talvez apenas como um típico ser humano desejante de estabilidade), tenho dificuldade com mudanças. Me empolgo, mas não muito. Sempre estou procurando um jeito de mudar tudo sem mudar nada, e sempre aparece Plutão em Escorpião para jogar na minha cara que a vida é feita de mudanças e renovação. Aceita que dói menos ou aceita que dói mesmo? Sempre fico em dúvida.

Todo mundo tem Plutão em seu mapa natal, mas as pessoas que têm entre 27 e 39 anos contam com o astro transitando em Escorpião, signo que, pela astrologia moderna, é regido pelo planeta em questão. Isso traz um senso de responsabilidade maior para essas pessoas quando o assunto é transformação, renascimento, destruição e recomeço.

Cada geração é responsável por trazer mudanças, enfrentar tabus e desmistificar crenças das gerações anteriores. Mas, de 1983 para cá, o que mudou? Veja: a geração de Plutão em Escorpião está vivendo a vida adulta e o assunto terapia nunca pareceu tão popular. A psicologia e suas inúmeras vertentes terapêuticas encontram, hoje, terreno fértil para se desenvolver, principalmente porque estamos tendo que lidar com muitas questões de saúde mental e enfrentar todos os estigmas ligados a esse assunto.

Para transformar, precisamos reconhecer. É preciso colocar o dedo na ferida e lidar com o desconforto. Essa geração, a qual também pertenço, sabe disso e busca conduzir as transformações de um jeito seguro e maduro. Talvez por isso exista essa exaltação a tudo que atue ajudando em processos de transformação pessoal e coletiva. Plutão em Escorpião pede entrega e as técnicas de autoconhecimento nos servem como equipamentos de proteção, para que nossos mergulhos possam ser mais profundos e seguros.

No momento, Plutão transita em Capricórnio e, no próximo ano, encerra esse ciclo que se iniciou lá em 2008. Esse período coincidiu com mudanças na cultura de mercado, crises econômicas e transformações na nossa relação com a terra, a natureza e o meio ambiente. Exageramos no trabalho ao ponto de chegarmos ao burnout. Assim, limites foram ressaltados e começamos a perceber a necessidade de criar uma relação diferente com produtividade e rotina.

A partir do ano que vem, Plutão transitará em Aquário, indicando que as próximas transformações serão em relação à internet, ao mundo digital e à ciência. Mas nada de criar paranoias com isso, ok? Já temos muitos problemas para resolver agora, vamos focar no presente. O futuro a gente pensa (e vive) depois!

Além disso, não é como se tudo isso simplesmente caísse do céu através de um passe de mágica. São os seres humanos que dão sentido aos trânsitos astrológicos. A astrologia apenas revela possibilidades que estão ao nosso alcance.

Demais gerações e trânsitos de Plutão:

Plutão em Virgem: de 1956 a 1971
Plutão em Libra: de 1971 a 1983
Plutão em Escorpião: de 1983 a 1995
Plutão em Sagitário: de 1995 a 2009
Plutão em Capricórnio: de 2008 a 2023

Para entender mais: livros sobre astrologia

O Guia Completo da Astrologia

A História da Astrologia para quem tem pressa

Astrologia sem Segredos: Um Guia Para Você Aprender Astrologia

Os Signos do Zodíaco: Um Guia para Entender a Astrologia Contemporânea

Rodapé content commerce -  -