Materna

Materna

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Quando o bebê vai dormir a noite toda? Resposta depende só de dois fatores

Uma das perguntas mais comuns entre as mães é: "Quando meu bebê vai dormir a noite inteira?" Para ser bem franca, a resposta é que isso depende de dois fatores principais: o tempo de jejum que o bebê consegue fazer e sua autonomia de sono. Muitos bebês conseguem dormir a noite toda, mas com alguns despertares para se alimentar, com o tempo, esses despertares tendem a diminuir, à medida que o bebê vai conseguindo ficar mais tempo sem mamar durante a noite.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

O tempo médio de jejum varia conforme a idade do bebê, e é importante respeitar as necessidades nutricionais de cada fase. No entanto, para que o bebê realmente desperte apenas quando precisar de alimento, é fundamental que ele desenvolva a autonomia de sono. Isso significa que o bebê precisa aprender a adormecer e voltar a dormir sozinho, sem depender de estímulos externos, como ser ninado ou embalado, quando acorda entre as fases do sono.

Muitos acreditam que, ao atingir três ou quatro meses, o bebê naturalmente passará a dormir melhor, no entanto, isso é um mito. A capacidade de ter um sono prolongado e restaurador está diretamente ligada ao que o bebê aprende sobre o sono e à segurança que ele tem de adormecer sem ajuda. Por isso, a criação de uma rotina de sono e o desenvolvimento de habilidades de adormecer são fundamentais.

*Dayane Dos Anjos é consultora de sono e amamentação, criadora do Manual do Recém-Nascido, e também orienta e apoia mães que buscam informações práticas sobre os cuidados com o bebê. Com uma abordagem carinhosa, ela oferece conteúdos e cursos que ajudam as famílias a superar desafios da maternidade como cuidados com bebê, amamentação e sono.

Animados para começar um curso?

O Manual do Recém-Nascido oferece aulas para auxiliar com a amamentação e o sono dos nenéns. Se tiver interesse em conhecer um pouco mais de cada curso e ter menos receios nessas áreas, contamos aqui:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes