Materna

Materna

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Chupeta ajuda ou atrapalha? Entenda como o hábito interfere na amamentação

Usar ou não usar a chupeta, eis a questão. Esse debate é longo entre as mães e especialistas, e responder se o objeto deve ser usado ou não depende muito do objetivo da família.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

Se você pretende amamentar exclusivamente, a chupeta pode não ser sua melhor aliada. Embora possa parecer que a sucção da chupeta e a do peito sejam parecidas, na verdade elas são bem diferentes. O bebê aprende nos bicos artificiais uma sucção que não é eficaz no peito, o que pode prejudicar a amamentação. Isso acontece porque a língua do neném se posiciona de maneira diferente, o que impacta diretamente na extração do leite materno.

Para muitas mães, a chupeta pode parecer um alívio, um momento de descanso. No entanto, ao introduzi-la, é possível que o bebê desenvolva confusão de bicos, levando a dificuldades na amamentação ou até ao desmame precoce. Embora algumas mães relatem que seus bebês conseguem usar a chupeta e mamar bem ao mesmo tempo, há muitas outras que sofrem com o desmame precoce sem perceber a relação com o uso da chupeta.

O mais importante é que muitas dessas mães, que passaram por desmame precoce devido à chupeta, não falam sobre isso. Para elas, o desmame pode ser uma experiência dolorosa, e muitas vezes atribuem o problema a uma baixa produção de leite, sem perceber que a chupeta pode ter sido um fator crucial. Infelizmente, essa situação é mais comum do que se imagina, e são poucos os bebês que usam chupeta e continuam amamentando exclusivamente por um ano ou mais.

Se você deseja manter a amamentação exclusiva, vale a pena refletir sobre o uso da chupeta. O mais importante é conhecer os prós e contras e tomar a decisão que mais faz sentido para você e seu bebê.

Animados para começar um curso?

O Manual do Recém-Nascido oferece aulas para auxiliar com a amamentação e o sono dos nenéns. Se tiver interesse em conhecer um pouco mais de cada curso e ter menos receios nessas áreas, contamos aqui:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes